terça-feira, junho 01, 2010

O prazer da leitura em sala de aula.

Idéias todo mundo tem. Como é que entram na cabeça da gente? Entram porque a gente lê, observa, conversa, vê espetáculos.  Ruth Rocha

Mais uma vez trabalhamos com o livro da autora Ruth Rocha, dessa vez foi “Romeu e Julieta”. Meus alunos adoraram a forma em que a história foi apresentada, pois cada um participava através de uma ilustração que contava uma parte da história e em todos os momentos interagiam posicionando-se frente aos fatos acorridos na mesma. A história mostra que podemos conviver com nossas diferenças respeitando a todos sem discriminação e preconceitos. Foi então que meu aluno Douglas questionou uma de minhas alunas que é gêmea de sua irmã perguntando: É bom ter uma irmã gêmea? Marina e Rafaela se olharam e Marina que é mais comunicativa falou? – Não, às vezes não. E eu então continuei a questionar: - Não é bom ter irmãos então ou é porque são gêmeas? E elas relataram que sim mais que elas não precisam ser iguais em tudo e sempre um impasse acontece quando vão se vestir brincar com amigos entre outras coisas e por isso elas se vêem presas uma a outra. Nossa aula foi bastante produtiva, pois além de conversas, questionamentos com a turma sobre a amizade o respeito e que não devemos esquecer que somos iguais em nossos direitos e deveres como cidadãos. Para Piaget , educar moralmente não trata-se de meramente implantar valores e conceitos na criança e sim ajudá-las a compreender os mesmos. Desta forma a criança irá compreender o sentido das regras e leis necessárias para a vida em sociedade, e terá autonomia para decidir que rumo tomar.
Construímos junto um mural sobre a história e ali mostrava a força de trabalharmos num coletivo de forma harmoniosa e com muito respeito pela produção do grande grupo.
Para essa aula levei 2 noot book e trabalhando em duplas foi bem legal, um auxiliando o outro e trocando conhecimento e assim descobrindo novas ferramentas da tecnologia. Foi bem interessante e eles adoraram desenhar no Paint, sempre perguntando se continuariam na próxima aula seus trabalhos com o computador.
Gostei muito de trabalhar com computador em sala de aula, pois enquanto realizam o trabalho em duplas fica mais fácil de auxiliar no comando para escrever em letra maiúscula, dar espaçamento, acentuação, correção de palavras, a autocorreção, salvamento de arquivos, etc. São coisas básicas, mas que a grande maioria da turma ainda tem dificuldade, por nunca ter tido acesso à um computador. Um notebook na sala de aula então, foi incrível para eles.Para Piaget um dos principais objetivos da educação é a busca constante da construção da autonomia. Logo, as experiências escolares deveriam ser estruturadas na colaboração, cooperação e intercâmbio de pontos de vista, na caminhada conjunta para o conhecimento. Ele caracterizava "Autonomia como a capacidade de coordenação de diferentes perspectivas.

As crianças são pequenos pesquisadores que experimentam e buscam respostas para as muitas perguntas que fazem sobre este mundo ainda tão cheio de mistérios. Constroem e reconstroem teses sobre o funcionamento dele, da natureza e da vida. Sentem-se livres e entusiasmadas para questionar, argumentar e experimentar todas as coisas que estão a sua volta.
Alguns nunca tinham sequer visto um de perto. Bom seria se pudéssemos ter a disponibilidade de estarmos no laboratório de informática mais vezes e não somente uma hora na semana. Mais fazer o que? Continuarei levando para aula, quando assim for possível pois, eles adoram novidades. Levei também a máquina fotográfica e cada um deles foi fotografando seus trabalhos e seus colegas.Hoje já percebo a forma diferenciada na leitura oral das redações produzidas por meus alunos como forma avaliativa pois o envovimento e a espectativa em saber se estão lendo e escrevendo de forma coerente, se estão transmitindo o que desejavam e ao mesmo tempo ver seus trabalhos avaliados e apreciado por todos.
Foi uma semana também de visita e uma visita muito especial meu Supervisor. Não posso negar que estava ansiosa até sua chegada mais quando isso aconteceu me senti a vontade e bem segura ao contrario do que imaginava. Senti-me muito a vontade e espero ter passado somente coisas boas com minha atuação em sala de aula.

Nenhum comentário: