sábado, junho 12, 2010

Arquitetura Pedagógica


Com a arquitetura pedagógica na construção de meu planejamento posso observar um trabalho com mais estruturas de aprendizagens onde o saber se constrói na vivência de experiências, onde o sujeito age, interage e reflete acerca dos fatos. As arquiteturas vem norteando, mostrando diferentes direções para eu realizar algo e a possibilidade de escolher novos caminhos que vamos percorrer. É a “Pedagogia da Incerteza”, onde o conhecimento não está assentado nas certezas, e sim na dúvida, da necessidade de busca por novas alternativas, da troca. se o conhecimento pode ser compreendido, conforme Piaget (1985a) como um processo de criação de novidades, de descobertas e invenções, uma educação para a incerteza deverá apoiar a atitude investigativa, permitindo que os sujeitos realizem experimentações, simulações em busca de soluções para questões significativas do ponto de vista do sujeito. E assim está sendo o planejamento e o desenvolvimentos de minhas aulas a partir da necessidade das crianças, a arquitetura pedagógica vem sendo desenvolvida na sala de aula, com meus alunos. Como já havia citado anteriormente procuro transformar o meu ambiente de trabalho que através da ludicidade vem enriquecendo e propiciando possibilidades de aprendizagem com mídias e tecnologias as quais já fazem parte do cotidiano de meus alunos.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Marili!

Poderias enriquecer tua postagem trazendo evidências que demonstram como põe em prática esta Pedagogia que descreves nesta postagem.De que maneira intervem, como realiza o planejamento, como é o teu papel e dos alunos e de que maneira tu enquanto estudante e professora modificou tua prática.

Continuaremos conversando.:)