sábado, junho 19, 2010

Novas maneiras de Ensinar e Aprender...


Durante meu estágio foram ocorrendo algumas mudanças em minha prática pedagógica, principalmente na forma de trabalhar através de projetos. Aprendi que utilizando essa metodologia tenho oportunidade de trabalhar a interdisciplinariedade através de técnicas inovadoras como: mídias e tecnologia, trabalhos em grupos, a leitura e interpretação de forma lúdica, o material concreto e de seu cotidiano buscando a construção da aprendizagem coletiva e cooperativa permitindo ao aluno vivenciar múltiplas relações, desenvolvendo a solidariedade e a autonomia, a ser agente ativo em suas aprendizagens produzindo algo com sentido e significado. Não que eu nunca havia trabalhado dessa forma antes, mas hoje já entendo a prática com outro sentido. Meus alunos estão mais atuantes sem aquela dependência diária pelas escolhas do professor.
É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática." (Pedagogia da Autonomia, pg. 44). Após o PEAD já tenho outra visão em desenvolver e construir minha prática diária, buscando sempre a melhor forma para fazer com que nossos alunos obtenham sucesso no processo ensino e aprendizagem. Em minhas reflexões, muitas das citações de Paulo Freire aparecem, pois meu trabalho visa o respeito pelo aluno, sua vivencia, valorizando seus conhecimentos prévios e assim estabelecendo caminhos a serem trilhados com muito amor, alegria, esperança, definindo os saberes a serem explorados, respeitando suas individualidades.
Como Freire,... a escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares chegam a elas - saberes socialmente construídos na prática comunitária.? É com este pensamento que conduzo a minha prática em sala de aula, fazendo com que meus alunos sejam capazes de transformar o contexto no qual estão inseridos..

Um comentário:

Beatriz disse...

Marili, teus post tem crescido em profundidade e densidade. Isso é um sinal claro de que estás amadurecendo, na medida em que constróis outros conhecimentos que puxam outras práticas em uma espiral ascendente. Valeu amiga!! Estou muito contente.
Um abração
Bea