sábado, junho 19, 2010

Copa do Mundo em sala de aula!!!!!

                                                                 
Durante esta semana como era de interesse de todos realizamos atividades que envolviam a copa do mundo. Fiquei impressionada com o interesse e a curiosidade deles sobre o assunto, percebido o grande interesse que esta época de copa do mundo desperta nos meus alunos.
O bombardeio de informações e divulgação proporcionado pela televisão faz com que não se fale em outra coisa.
Essa tem sido uma boa oportunidade para junto aprendermos o que não está necessariamente no currículo de atividades. Trabalhamos com a internet que através do google Earth conhecemos mais os países que disputam esta copa, sua localização, idioma, moeda, cultura e suas diversidades entre elas, diferentes horários, costumes, sistemas políticos, línguas.
Eles já percebem que as informações vem através de jornais, revistas, rádio, televisão, internet e celular ( mídias e tecnologias) e que muito delas fazem parte de seu cotidiano.
Em nossas leituras e também na busca pela internet por fatos interessantes e inovadores descobrimos que a copa do mundo começou a ser disputada há oitenta anos e a partir do que eles foram descobrindo formamos  duplas e cada dupla mostrou onde foi realizada a copa e quem foi o campeão naquele ano e suas descobertas sobre a copa do mundo. O que mais interessou a eles no principio era saber sobre as conquistas do Brasil e o significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão).
Foi uma semana com assuntos tão rico que foi desenvolvido e explorado dentro de sala de aula de diversas maneiras.
É um bom momento para explorar, discutir, observar, calcular, interpretar.
As atividades de pintura, recorte e colagem das bandeiras tornaram nossa aula mais dinâmica e interessante, pois, descobrimos além do símbolo de cada país como o significado das cores das bandeiras de alguns países.
Realizamos atividades envolvendo as operações de adição e subtração com ditado dos numerais, histórias matemáticas em relação ao placar dos jogos, quantos jogadores fazem parte de uma partida dos dois times de futebol, número de vezes que o Brasil foi campeão e quantos anos a copa do mundo já vem acontecendo.
Também senti o interesse deles através do desenvolvimento de uma atividade em que deveriam listar nomes de jogadores da seleção, os que não sabiam, ou não lembravam levaram a atividade para pesquisar com os familiares. Na costrução de cartazes eles puderam incluir até jogadores que goastariam de ver jogando na seleção do Brasil.
A maioria dos  alunos demonstraram interesse pelo futebol. Falam dos jogadores, do técnico e também do país sede da copa de 2010 a África do Sul. Nota-se que em casa eles convivem com pessoas que gostam muito de futebol.
Tanto os meninos quanto as meninas estavam bem motivados pois na aula formaram times masculinos contra times femininos e fizemos o jogo das perguntas sobre a copa. Penso que é importante esse tipo de exercício, pois através do jogo eles criam e respeitam as regras e isso contribui para a formação de suas personalidades.
“A última fase em que Piaget classifica os jogos, são os jogos com regras (a partir de 5 anos).
Aqui as crianças passam do individual e vão para o social, os jogos possuem regras básicas e necessitam de interação entre as crianças, são resultados deste tipo de jogo a aprendizagem de regras de comportamento, respeito às ideias e argumentos contraditórios e a construção de relacionamentos afetivos”. segundo Piaget (1978), as atividades lúdicas atingem um caráter educativo, tanto na formação psicomotora, como também na formação da personalidade das crianças. Assim, valores morais como honestidade, fidelidade, perseverança, hombridade, respeito ao social e aos outros são adquiridos."
Muito aprendi e estou aprendendo e hoje percebo o quanto é importante o professor colocar-se na condição de aluno, ou seja, aprender junto com este e ter a humildade para admitir que não somos donos do saber.
Constatei a importância da flexibilidade no planejamento das atividades, pois muitas vezes tive que redirecionar meu planejamento em função de alguns alunos se deterem mais tempo em uma ou outra atividade. Como meu planejamento é construido para níveis diferentes de aprendizagem, na semana passada não atingi meus objetivos pois, ficou evidente que  eram muitas atividades e por isso dei continidade nessa semana e foi maravilhoso o entrosamento e a participação de todos em suas realizações.

2 comentários:

Beatriz disse...

Marili, que beleza!! Como soubestes aproveitar bem a riqueza de informações que a Copa traz. Na verdade, a própria Copa é uma excelente atividade de aprendizagem em rede!!
Valeu!! Um abração
Bea

Grace Milcharek disse...

Olá Marili!
Agora estarei junto às professoras do Seminário Integrador 09,para acompanhar o teu Blog.
Com carinho,
Grace Maria