domingo, novembro 28, 2010

EIXO - VIII - O ESTÁGIO.

Em fim é chegada a hora do tão esperado estágio, momento que precisávamos unir e mostrar todas as aprendizagens ao longo do curso e juntar teoria com a prática para de fato provar que somos capazes sim.

Em momento algum levei em conta toda minha bagagem de muitos anos trabalhados e sim me sentindo como uma estagiária realmente, como nunca antes tivesse sido observada ou avaliada.

Houveram momentos de dúvidas, e muitas angustias, afinal de contas será que tenho domínio de classe, trouxe inovações a minha prática?
Todas as interdisciplinas sem dúvida nenhuma me auxiliaram nesta trajetória de estágio.
No entanto busquei evidenciar a literatura infantil com muitos contos de Ruth Rocha.
O estágio me deu bastante trabalho, pois a cada semana deveria planejar minhas aulas com muitas inovações e com tudo isso O Professor Nestor “massacrando” sempre desafiando para algo ainda melhor, sempre se mostrando descontente, critico, exigente, mas também muito sensível, motivador e apaixonado pela educação.
Durante o estágio busquei Através dos " Clássicos contos de Fadas", suscitar nas crianças momentos de prazer onde seriam experimentado novas sensações, descobertas, fantasias e criatividade a serem vividas.
Os livros partilharam sentimentos e pensamentos nos fazendo voar para outros tempos, outros lugares, outras culturas. A leitura nos ajudou a sonhar, mas principalmente nos obrigou a pensar.

Por isso o incentivo à leitura é uma tarefa primordial dos pais e da escola. Buscar maneiras de estimular, não simplesmente para aumentar a capacidade de ler, mas sim para desenvolver o prazer pela leitura e também ampliando cada vez maiso nosso vocabulário e melhoria na expressão e ordenação de ideias. “Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias...Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor, e ser leitor é ter caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...” (1997, p.16) Abromovich (1997).

Nenhum comentário: