domingo, novembro 28, 2010

MINHAS APRENDIZAGENS - EIXO IV

Esse semestre foi para mim bastante complicado, pois estávamos preparando uma festa muito linda para comemorarmos os 80 anos de minha mãe e por conta dos preparativos deixei de lado algumas atividade e por isso até recuperação peguei e foi um sufoco recuperar o tempo perdido. Interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática com tempo curtíssimo para realização de cada módulo e aulas presenciais que para mim foram poucas e para começo de conversa a professora passou um número de atividades que deveríamos postar sem atraso e sem reclamar de nada, pois ela pensava que só estávamos fazendo aquela cadeira no semestre todo.


Tínhamos também a página do Wiki para postar as atividades com diversos personagens numéricos que traziam uma mensagem, bem divertido até, tinham apelidos e faziam algo inusitado como piscar, mexer-se ou brincar.

Até hoje penso que o acúmulo de atividades de matemática ficou mais como quantidade e não qualidade.

Com a Interdisciplina da Representação do Mundo pelas Ciências Naturais todas as atividades propostas pelo professor envolvia a minha prática em sala de aula com atividades a serem desenvolvidas com meus alunos, fazendo sempre a relação entre teoria e prática. Tivemos que apresentar um plano de aula e foi um sucesso, adorei. Fiquei envolvida durante uma semana trabalhando com pesquisa em sala de aula e os registros eram embasados nos experimentos que íamos realizando com a turma, nossas postagens contemplavam os resultados de nossa prática.Hoje entendo e trabalho ciências principalmente como pesquisas em todos os conteúdos que venho desenvolver em sala de aula.

A Interdisciplina do Seminário integrador nos oportunizou dessa vez um Plano Individual de Estudo, onde tínhamos a oportunidade de fazer um estudo a partir das nossas curiosidades, cada grupo deveria buscar respostas a sua questão. Essa atividade nos trouxe mais autonomia, mas ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, pois ao final do semestre precisamos apresentar uma resposta para a nossa pesquisa. A princípio imaginei que fosse fácil, mais com o passar do tempo o que realmente gostaria de investigar foi ficando cansativo e repetitivo. Mais uma lição ficou o trabalho em grupo deve ser trabalhado em grupo e não só por um membro do mesmo.

A interdisciplina de Estudos Sociais contribui para que aprendamos a conviver em sociedade, respeitando as regras delimitadas a ela.

Devemos ensinar nossos alunos a terem um olhar crítico sobre as coisas, a olhar para si mesmo, a aprender a respeitar o próximo, aceitando suas opiniões, compreendendo que o homem é o ser transformador da sociedade e que ele faz a sua história ao longo do tempo.

Nenhum comentário: