domingo, novembro 28, 2010

MINHAS APRENDIZAGENS - EIXO III

Na postagem de Sem Int. 3 apresentei entrosamento maior com as ferramentas tecnológicas, inclusive o envolvimento neste sentido, também no uso prático com alunos. A reflexão abaixo datada do 3º trimestre mostra esta evolução e aprendizado.




"Vejo em meus alunos uma mudança tanto em relação ao uso das ferramentas, como em suas atitudes em relação ao mundo virtual que aos poucos vem transformando seu cotidiano escolar. A busca e o interesse deles em aprender é satisfatório e vem refletindo na postura de cada um deles em sala de aula."

Em artes visuais apresentei compreesão desta realidade, pois percebi que esta interdisciplina abrange todo campo da linguagem expressão e pensamento do ser humano, manifestando as emoções, construindo saberes baseados em sentimentos, algo que tanto prezo.

A arte em sala de aula aqui compreendo o quanto se faz presente a arte visual durante todos os momentos de troca e busca de nossas aprendizagem.

Em Artes Visuais estudamos as releituras de obras que para mim foi uma descoberta em minha prática pedagógica, pois, passei a ter consciência de colocar em meus planejamentos. As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma pratica meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários momentos de nossas aprendizagens.



Outras interdisciplinas que acrescentaram em minha prática educativa foram Ludicidade e Literatura que a partir da contação de histórias envolvendo a ludicidade a interpretação e a forma em que meu aluno viaja na história lida, dramatizada ou somente ouvida vem enriquecer nossas aulas, deixando com que as crianças interajam e se interessem cada vez mais do mundo de fantasias de forma mais prazerosa.



Nesse semestre vivenciei interdisciplinas que vieram ao encontro do meu perfil que estava ligado diretamente a literatura infantil e juvenil, a ma arte como um todo cheia de encantamentos e sensações que envolveram esse semestre. As novas práticas pedagógicas com pesquisa, entrevista, trabalhos em grupo, portfólio, inventários entre outros veio com certeza acrescentar e trazer muitas mudanças em minha prática pedagógica.





O Seminário Integrador com o texto coletivo, onde através da cooperação com os colegas do grupo deveríamos analisar e evidenciar a partir do que cada um escrevia como co autores e como leitores. Adorei participar dessa criação que envolvia a fantasia, modificando sempre o rumo da história dando seqüência com envolvimento e muita criatividade, respeitando e cooperando para a construção de nossa produção.





A interdisciplina Teatro e educação reforçou aquilo que sempre imaginei sobre o teatro na escola, o lúdico, a fantasia e a brincadeira reforçando e construindo a aprendizagem de forma prazerosa, onde envolvemos um grupo de alunos dispostos a liberar a suas imaginações, sentimentos, emoções relacionando em muitas vezes com seu cotidiano. A maneira que cada um faz a dramatização mostra como ela vivencia e ouve o mundo que a rodeia.\



Na interdisciplina de música foi maravilhoso, pois, revivi minha infância e juventude trazento á tona aquilo que sempre imaginei, as marcas que as musicas deixam em nossas vidas e a importância da música em nossas vidas. Sempre utilizei a música em minhas aulas e com a interdisciplina fiquei ainda mais feliz em saber que estava no caminho certo.

Nenhum comentário: