domingo, novembro 28, 2010

MINHAS APRENDIZAGENS - EIXO V

Para relembrar esse semestre vou começar pelo Seminário Integrador onde deveríamos nos regrar e para isso a construção de uma tabela que mostraria o tempo que estávamos dedicando ao curso. Meu Deus só ali me dei conta que minha vida estava dominada pelo Pead. A tal tabela definia horas, lugares e tarefas, uma verdadeira e minuciosa pesquisa de nós mesmos. Valeu apena pois estou bem mais organizada com o meu tempo.

O Projeto de Aprendizagem mostrou formas diferentes que devemos ter com m ais compreensão e solidariedade, na construção dos saberes e em suas diferenças, respeitando o tempo do meu aluno. Foram novas aprendizagens com sons da natureza, o som interno dos humanos, o ritmo do mundo, as terapias musicais entre outros. O PA nos mostrou a base de como é fácil e bem mais produtivo o trabalho em grupo.



Na interdisciplina de Organização e Gestão da Educação, mostrou a base teórica da educação. Regras e Leis que já fazem parte de nossas vidas e que pouco observamos. Foi bem gratificante, pois tenho um novo olhar nas questões escolares, políticas públicas questões as quais pensava que só interessava aos gestores.

Em Organização da Escola, trouxe novamente a questão da vida da escola, valores e formas democráticas que deveriam existir e que por muitas vezes é só de faixada.



O estudo do PPP e regimento da escola até hoje está em fase de acabamento pois, modificações são feitas todos os anos e a partir de meus estudos hoje tenho como cobrar e participar ativamente de suas mudanças.

A interdisciplina de Psicologia Adulta marcou bastante com as reflexões de Maturana, “Construímos o mundo em que vivemos ao longo de nossas vidas. Por sua vez, ele também nos constrói no decorrer dessa viagem comum. Assim, se vivemos e nos comportamos de um modo que torna insatisfatória a nossa qualidade de vida, a responsabilidade cabe a nós. As idéias de Maturana contêm nuanças que lhes proporcionam uma leveza e uma perspicácia que constituem a essência de sua originalidade. Para ele, o mundo não é anterior à nossa experiência. Nossa trajetória de vida nos faz construir nosso conhecimento do mundo – mas este também constrói seu próprio conhecimento a nosso respeito. Abordando também as relações de medo e de amor nas escolas, e em nossas aprendizagens.

Nenhum comentário: