domingo, novembro 28, 2010

MINHAS APRENDIZAGENS EIXO - VII

Através da interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação venho refletindo e questionando meu Planejamento após a leitura do texto da autora Rodrigues(o texto "Planejamento: em busca de caminhos") Planejamneto é no meu ponto de vista tudo o que pensamos com um olhar crítico, autonomo, desafiador, proporcionador,... pois segundo FERREIRA (1985, P.27) relata:"fazer planos é coisa provavelmente conhecida do homem desde que ele se descobriu com capacidade de pensar antes de agir" ou ainda,"uma ação planejada é uma ação não improvisada; uma ação improvisada é uma ação não planejada" (p.15) Sendo assim, o Planejamento é um processo constante, flexível e indissociáveis, vindos desde crianças. http://lilapead.blogspot.com/2009/09/planejamento.html

Nunca antes havia trabalhado com EJA e com isso pouca coisa sabia sobre a alfabetização de jovens e adultos. Ao começar ler Regina Hara em seu texto “Alfabetização de adultos: Ainda um desafio”: "O contato com adultos não escolarizados nos mostra que todos sabem algo, não só coisas do concreto, mas têm um conhecimento intelectual a respeito da escrita. O que falta, muitas vezes, é auxiliar a desvelar esse conhecimento e criar condições para que possam elaborar novos conhecimentos, obter novos dados e reorganizar o conhecimento. Repensar fatos estabelecidos há certo tempo, e que hoje começam a incorporar novas situações, auxilia a rever a prática de alfabetização de adultos."

Entendo que o professor em seu trabalho deve antes de qualquer coisa valorizar os conhecimentos de seus alunos, ouvindo sobre experiências, suposições, sabedorias relacionando sempre aos seus conceitos teóricos. Mostrar para o aluno que ele sabe, mesmo sem se dar conta disso, pois isso estimulará o exercício de cidadania de cada um.

Na interdisciplina de Libras durante os debates em torno da língua de sinais e sua função inclusiva, entendi a prioridade da preparação e qualificação do educador para fazer a inclusão de alunos com tais dificuldade. Em suma, vemos que o núcleo da educação contemporânea é a inclusão, sendo esta não somente a inserção no mundo das letras, mas acima de tudo faz com que o preconceito, a vergonha e a discriminação social venham a cessar, transformando, pela educação, suas vidas e sua aceitação perante a própria sociedade. Durante todo o meu trabalho de interpretação dos sinais busquei apoio a um amigo que entende a linguagem por ter seus pais surdos. Até hoje estou atenta e em todos os momentos procuro sempre aprimorar minha linguagem e minhas atitudes.

As interdisciplinas desse semestre me fez refletir de como eu como educadora estou influenciando na formação de meus alunos, Sou formadora de opinião e para isso só tenho a acrescentar na vida de cada um deles e não posso deixar de maneira alguma marcas negativas ou algo que venha impedir a capacidade de ele se tornar um sujeito capaz e responsável por suas ações.

Nenhum comentário: