domingo, novembro 28, 2010

EIXO - VIII - O ESTÁGIO.

Em fim é chegada a hora do tão esperado estágio, momento que precisávamos unir e mostrar todas as aprendizagens ao longo do curso e juntar teoria com a prática para de fato provar que somos capazes sim.

Em momento algum levei em conta toda minha bagagem de muitos anos trabalhados e sim me sentindo como uma estagiária realmente, como nunca antes tivesse sido observada ou avaliada.

Houveram momentos de dúvidas, e muitas angustias, afinal de contas será que tenho domínio de classe, trouxe inovações a minha prática?
Todas as interdisciplinas sem dúvida nenhuma me auxiliaram nesta trajetória de estágio.
No entanto busquei evidenciar a literatura infantil com muitos contos de Ruth Rocha.
O estágio me deu bastante trabalho, pois a cada semana deveria planejar minhas aulas com muitas inovações e com tudo isso O Professor Nestor “massacrando” sempre desafiando para algo ainda melhor, sempre se mostrando descontente, critico, exigente, mas também muito sensível, motivador e apaixonado pela educação.
Durante o estágio busquei Através dos " Clássicos contos de Fadas", suscitar nas crianças momentos de prazer onde seriam experimentado novas sensações, descobertas, fantasias e criatividade a serem vividas.
Os livros partilharam sentimentos e pensamentos nos fazendo voar para outros tempos, outros lugares, outras culturas. A leitura nos ajudou a sonhar, mas principalmente nos obrigou a pensar.

Por isso o incentivo à leitura é uma tarefa primordial dos pais e da escola. Buscar maneiras de estimular, não simplesmente para aumentar a capacidade de ler, mas sim para desenvolver o prazer pela leitura e também ampliando cada vez maiso nosso vocabulário e melhoria na expressão e ordenação de ideias. “Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias...Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor, e ser leitor é ter caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...” (1997, p.16) Abromovich (1997).

MINHAS APRENDIZAGENS EIXO - VII

Através da interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação venho refletindo e questionando meu Planejamento após a leitura do texto da autora Rodrigues(o texto "Planejamento: em busca de caminhos") Planejamneto é no meu ponto de vista tudo o que pensamos com um olhar crítico, autonomo, desafiador, proporcionador,... pois segundo FERREIRA (1985, P.27) relata:"fazer planos é coisa provavelmente conhecida do homem desde que ele se descobriu com capacidade de pensar antes de agir" ou ainda,"uma ação planejada é uma ação não improvisada; uma ação improvisada é uma ação não planejada" (p.15) Sendo assim, o Planejamento é um processo constante, flexível e indissociáveis, vindos desde crianças. http://lilapead.blogspot.com/2009/09/planejamento.html

Nunca antes havia trabalhado com EJA e com isso pouca coisa sabia sobre a alfabetização de jovens e adultos. Ao começar ler Regina Hara em seu texto “Alfabetização de adultos: Ainda um desafio”: "O contato com adultos não escolarizados nos mostra que todos sabem algo, não só coisas do concreto, mas têm um conhecimento intelectual a respeito da escrita. O que falta, muitas vezes, é auxiliar a desvelar esse conhecimento e criar condições para que possam elaborar novos conhecimentos, obter novos dados e reorganizar o conhecimento. Repensar fatos estabelecidos há certo tempo, e que hoje começam a incorporar novas situações, auxilia a rever a prática de alfabetização de adultos."

Entendo que o professor em seu trabalho deve antes de qualquer coisa valorizar os conhecimentos de seus alunos, ouvindo sobre experiências, suposições, sabedorias relacionando sempre aos seus conceitos teóricos. Mostrar para o aluno que ele sabe, mesmo sem se dar conta disso, pois isso estimulará o exercício de cidadania de cada um.

Na interdisciplina de Libras durante os debates em torno da língua de sinais e sua função inclusiva, entendi a prioridade da preparação e qualificação do educador para fazer a inclusão de alunos com tais dificuldade. Em suma, vemos que o núcleo da educação contemporânea é a inclusão, sendo esta não somente a inserção no mundo das letras, mas acima de tudo faz com que o preconceito, a vergonha e a discriminação social venham a cessar, transformando, pela educação, suas vidas e sua aceitação perante a própria sociedade. Durante todo o meu trabalho de interpretação dos sinais busquei apoio a um amigo que entende a linguagem por ter seus pais surdos. Até hoje estou atenta e em todos os momentos procuro sempre aprimorar minha linguagem e minhas atitudes.

As interdisciplinas desse semestre me fez refletir de como eu como educadora estou influenciando na formação de meus alunos, Sou formadora de opinião e para isso só tenho a acrescentar na vida de cada um deles e não posso deixar de maneira alguma marcas negativas ou algo que venha impedir a capacidade de ele se tornar um sujeito capaz e responsável por suas ações.

MINHAS APRENDIZAGENS - EIXO VI

Na disciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Especiais, só veio afirmar e clarear mais ainda a lei e os direitos os quais as crianças com necessidades especiais devem estar incluídas no ensino regular. Para que isso de fato aconteça até hoje venho sim me preparando para recebê-los e a escola está preparada? Ainda vejo a inclusão como exclusão pois muitas vezes nossas escolas não estão prontas para atende tal clientela que por lei deveria mais fazer o que.

Com o estudo da Diversidade Étnico Racial, compreendi melhor a condição da diversidade e para unir teoria a prática busquei trabalhar com mais pesquisas, murais mostrando as famílias de meus alunos, assim fazendo um questionamento sobre nossas origens e antepassados.



Na Psicologia, as leituras vieram acrescentar principalmente em meu método de conduzir minhas aulas, o construtivismo, sempre procuro trabalhar a criticidade e autonomia de meus alunos e para mim veio bem ao encontro de minhas ações como educadora. Com o Seminário Integrador, a construção do PA, trabalhar em grupo a distancia, e com esse trabalho mais um desafio, compreender, entender e aceitar o trabalho do meu grupo. Fui me descobrindo cada vez mais em minhas ações pedagógicas me dedicando mais e mais na construção e descobertas de novas aprendizagens.

MINHAS APRENDIZAGENS - EIXO V

Para relembrar esse semestre vou começar pelo Seminário Integrador onde deveríamos nos regrar e para isso a construção de uma tabela que mostraria o tempo que estávamos dedicando ao curso. Meu Deus só ali me dei conta que minha vida estava dominada pelo Pead. A tal tabela definia horas, lugares e tarefas, uma verdadeira e minuciosa pesquisa de nós mesmos. Valeu apena pois estou bem mais organizada com o meu tempo.

O Projeto de Aprendizagem mostrou formas diferentes que devemos ter com m ais compreensão e solidariedade, na construção dos saberes e em suas diferenças, respeitando o tempo do meu aluno. Foram novas aprendizagens com sons da natureza, o som interno dos humanos, o ritmo do mundo, as terapias musicais entre outros. O PA nos mostrou a base de como é fácil e bem mais produtivo o trabalho em grupo.



Na interdisciplina de Organização e Gestão da Educação, mostrou a base teórica da educação. Regras e Leis que já fazem parte de nossas vidas e que pouco observamos. Foi bem gratificante, pois tenho um novo olhar nas questões escolares, políticas públicas questões as quais pensava que só interessava aos gestores.

Em Organização da Escola, trouxe novamente a questão da vida da escola, valores e formas democráticas que deveriam existir e que por muitas vezes é só de faixada.



O estudo do PPP e regimento da escola até hoje está em fase de acabamento pois, modificações são feitas todos os anos e a partir de meus estudos hoje tenho como cobrar e participar ativamente de suas mudanças.

A interdisciplina de Psicologia Adulta marcou bastante com as reflexões de Maturana, “Construímos o mundo em que vivemos ao longo de nossas vidas. Por sua vez, ele também nos constrói no decorrer dessa viagem comum. Assim, se vivemos e nos comportamos de um modo que torna insatisfatória a nossa qualidade de vida, a responsabilidade cabe a nós. As idéias de Maturana contêm nuanças que lhes proporcionam uma leveza e uma perspicácia que constituem a essência de sua originalidade. Para ele, o mundo não é anterior à nossa experiência. Nossa trajetória de vida nos faz construir nosso conhecimento do mundo – mas este também constrói seu próprio conhecimento a nosso respeito. Abordando também as relações de medo e de amor nas escolas, e em nossas aprendizagens.

MINHAS APRENDIZAGENS - EIXO IV

Esse semestre foi para mim bastante complicado, pois estávamos preparando uma festa muito linda para comemorarmos os 80 anos de minha mãe e por conta dos preparativos deixei de lado algumas atividade e por isso até recuperação peguei e foi um sufoco recuperar o tempo perdido. Interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática com tempo curtíssimo para realização de cada módulo e aulas presenciais que para mim foram poucas e para começo de conversa a professora passou um número de atividades que deveríamos postar sem atraso e sem reclamar de nada, pois ela pensava que só estávamos fazendo aquela cadeira no semestre todo.


Tínhamos também a página do Wiki para postar as atividades com diversos personagens numéricos que traziam uma mensagem, bem divertido até, tinham apelidos e faziam algo inusitado como piscar, mexer-se ou brincar.

Até hoje penso que o acúmulo de atividades de matemática ficou mais como quantidade e não qualidade.

Com a Interdisciplina da Representação do Mundo pelas Ciências Naturais todas as atividades propostas pelo professor envolvia a minha prática em sala de aula com atividades a serem desenvolvidas com meus alunos, fazendo sempre a relação entre teoria e prática. Tivemos que apresentar um plano de aula e foi um sucesso, adorei. Fiquei envolvida durante uma semana trabalhando com pesquisa em sala de aula e os registros eram embasados nos experimentos que íamos realizando com a turma, nossas postagens contemplavam os resultados de nossa prática.Hoje entendo e trabalho ciências principalmente como pesquisas em todos os conteúdos que venho desenvolver em sala de aula.

A Interdisciplina do Seminário integrador nos oportunizou dessa vez um Plano Individual de Estudo, onde tínhamos a oportunidade de fazer um estudo a partir das nossas curiosidades, cada grupo deveria buscar respostas a sua questão. Essa atividade nos trouxe mais autonomia, mas ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, pois ao final do semestre precisamos apresentar uma resposta para a nossa pesquisa. A princípio imaginei que fosse fácil, mais com o passar do tempo o que realmente gostaria de investigar foi ficando cansativo e repetitivo. Mais uma lição ficou o trabalho em grupo deve ser trabalhado em grupo e não só por um membro do mesmo.

A interdisciplina de Estudos Sociais contribui para que aprendamos a conviver em sociedade, respeitando as regras delimitadas a ela.

Devemos ensinar nossos alunos a terem um olhar crítico sobre as coisas, a olhar para si mesmo, a aprender a respeitar o próximo, aceitando suas opiniões, compreendendo que o homem é o ser transformador da sociedade e que ele faz a sua história ao longo do tempo.

MINHAS APRENDIZAGENS - EIXO III

Na postagem de Sem Int. 3 apresentei entrosamento maior com as ferramentas tecnológicas, inclusive o envolvimento neste sentido, também no uso prático com alunos. A reflexão abaixo datada do 3º trimestre mostra esta evolução e aprendizado.




"Vejo em meus alunos uma mudança tanto em relação ao uso das ferramentas, como em suas atitudes em relação ao mundo virtual que aos poucos vem transformando seu cotidiano escolar. A busca e o interesse deles em aprender é satisfatório e vem refletindo na postura de cada um deles em sala de aula."

Em artes visuais apresentei compreesão desta realidade, pois percebi que esta interdisciplina abrange todo campo da linguagem expressão e pensamento do ser humano, manifestando as emoções, construindo saberes baseados em sentimentos, algo que tanto prezo.

A arte em sala de aula aqui compreendo o quanto se faz presente a arte visual durante todos os momentos de troca e busca de nossas aprendizagem.

Em Artes Visuais estudamos as releituras de obras que para mim foi uma descoberta em minha prática pedagógica, pois, passei a ter consciência de colocar em meus planejamentos. As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma pratica meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários momentos de nossas aprendizagens.



Outras interdisciplinas que acrescentaram em minha prática educativa foram Ludicidade e Literatura que a partir da contação de histórias envolvendo a ludicidade a interpretação e a forma em que meu aluno viaja na história lida, dramatizada ou somente ouvida vem enriquecer nossas aulas, deixando com que as crianças interajam e se interessem cada vez mais do mundo de fantasias de forma mais prazerosa.



Nesse semestre vivenciei interdisciplinas que vieram ao encontro do meu perfil que estava ligado diretamente a literatura infantil e juvenil, a ma arte como um todo cheia de encantamentos e sensações que envolveram esse semestre. As novas práticas pedagógicas com pesquisa, entrevista, trabalhos em grupo, portfólio, inventários entre outros veio com certeza acrescentar e trazer muitas mudanças em minha prática pedagógica.





O Seminário Integrador com o texto coletivo, onde através da cooperação com os colegas do grupo deveríamos analisar e evidenciar a partir do que cada um escrevia como co autores e como leitores. Adorei participar dessa criação que envolvia a fantasia, modificando sempre o rumo da história dando seqüência com envolvimento e muita criatividade, respeitando e cooperando para a construção de nossa produção.





A interdisciplina Teatro e educação reforçou aquilo que sempre imaginei sobre o teatro na escola, o lúdico, a fantasia e a brincadeira reforçando e construindo a aprendizagem de forma prazerosa, onde envolvemos um grupo de alunos dispostos a liberar a suas imaginações, sentimentos, emoções relacionando em muitas vezes com seu cotidiano. A maneira que cada um faz a dramatização mostra como ela vivencia e ouve o mundo que a rodeia.\



Na interdisciplina de música foi maravilhoso, pois, revivi minha infância e juventude trazento á tona aquilo que sempre imaginei, as marcas que as musicas deixam em nossas vidas e a importância da música em nossas vidas. Sempre utilizei a música em minhas aulas e com a interdisciplina fiquei ainda mais feliz em saber que estava no caminho certo.