domingo, abril 25, 2010

Arquitetura Pedagógica...







Minha arquitetura pedagógica está focada na literatura infantil pois acredito que ler, ouvir em voz alta, conversar sobre livros desenvolve a inteligência e a imaginação tanto da criança como do adulto.
Ler em conjunto é mais divertido, reforça o prazer do convívio fazendo com que a criança ganhe auto confiança e poder de decisão. Como estou fazendo estágio no laboratório de aprendizagem espaço este que cabe investigar dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do aluno estou muito motivada, pois vejo que minhas estratégias e recursos que o laboratório me oferece estão proporcionando novas descobertas. Como trabalho com séries e anos diferentes, realizei uma aula somente usando a tecnologia ( informática), pois nossa escola tem dias pré-estabelecidos para aula de informática por isso minha arquitetura pedagógica está sendo construída e registrada também através de fotos ao longo do estágio. Nosso primeiro passo foi construir através da história de Monteiro Lobato o álbum do sítio e seus personagens, o Visconde com material de sucata e usando o PAINT eles desenharam os personagens que eles queriam.

Observo que meus alunos mostram muita concentração, atenção e criatividade quando estão na frente de um computador. Já estão se apropriando das ferramentas com facilidade e bom entendimento, até porque muitos deles dispõem da tecnologia em casa, mesmo que seja para somente entretenimento já estão bem familiarizados. Estão construindo suas páginas para em breve mostrar suas produções e descobertas.

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Marili!
Tudo bem?

Sabes quando falas que na frente do computador teus alunos demonstram mais motivação, criatividade e concentração, acredito que não acontece isto somente pela familiaridade deles com a tecnologia, mas sim pelo fato de que neste momento, eles são ativos e protagonistas do processo. Por isso, acredito que eles se "soltam mais a sua imaginação" e conseguem criar muito mais do que em um ambiente estritamente dirigido, entendes?
Espero ter contribuído para a possibilidades de novas reflexões!
Grande abraço,
Vanessa

Beatriz disse...

Concordo com a Vanessa!! Além do mais, tu, que trabalhas com lab de aprendizagem, tens que buscar formas inovadoras de trabalhar pois as tradicionais não deram resultados com os alunos com dificuldades. Tens que fazer um outro trabalho e nele, as tecnologias são perfeitas porque abrem um leque de opções criativos. Um abraço
Bea.