quarta-feira, maio 20, 2009

O Adolescente e o Consumismo.



"O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros.
Consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem controle e sem consciência.
Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial e por meio da mídia.
Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade contemporânea. As conseqüências do consumismo são péssimas ao consumista porque os mesmos são “obrigados” a processos de alienação, exploração no trabalho, fazendo com que acabem com suas relações sociais entre a sociedade além de levá-las a um distúrbio pela compulsão de gastar dinheiro.
Em curto prazo, é possível falar sobre o estresse familiar. Basta você ver uma criança chorando porque não tem algum tipo de produto, que ela acaba acreditando ser importante possuir. E os pais, que muitas vezes trabalham o dia inteiro, querem compensar de alguma forma sua ausência e acabam cedendo à pressão das crianças. Há uma grande indústria por trás do consumo infantil; entretanto, todos os comerciais deveriam ser dirigidos aos pais, pois são eles que exercem a compra. “Os pais têm de pensar criticamente sobre a compra, se precisam ou não daquele produto, se eles querem ou não adquiri-lo.”

Nenhum comentário: