sexta-feira, dezembro 14, 2007

O LÚDICO, A MÚSICA E O TEATRO EM NOSSAS AULAS...


Usei a música como um instrumento pedagógico por que ela também faz parte de nosso recreio escolar.

Realizei um debate em sala de aula, envolvendo temas e ritmos musicais para saber o que as crianças ouviam e gostavam de dançar. Ouvir, perceber e discriminar fontes sonoras e produções musicais.

Envolver ludicamente a criança no mundo musical, favorecendo a imitação, invenção e reprodução de criações musicais.

“Interdisciplinei” o tema, pesquisando obras de compositores e sua influência na cultura.Construi um novo olhar sobre a música popular brasileira, a partir da conscientização, análise crítica e expressão, favorecendo o sentir, o fazer e o refletir. Pude perceber que todos eles tem preferências, e estilos semelhantes, pois falaram muito em músicas que tocam no rádio diariamente, que são sucessos no momento e principalmente o fank que liderou no grande grupo, com o estilo da dança e tudo mais.

Trabalhei com uma coletânea de músicas essencialmente pedagógica, para através desta inter relacionar as disciplinas, contemplando assim todos os conteúdos de meu planejamento previsto para o trimestre.

Iniciei com a educação física que por si só, já proporciona momentos lúdicos através de inúmeras brincadeiras prazerosas. Os alunos em relação a recreação, já se mostram mais tranqüilos e observadores na hora de iniciar as brincadeiras. A correria e as brigas diminuíram bastante.Tem ainda aqueles que querem liderarem sempre, mas já sabem esperar a sua vez. O jogo caçador é o número um e não pode faltar.

É notório o crescimento e a maturidade deles no trabalho feito no pátio. Iniciei a inter relação desta disciplina com o teatro e a música para o desenvolvimento da expressão corporal, da dramatização, onde os alunos abusaram da criatividade, dos movimentos, usando gestos e brincando com a imaginação de forma descontraída. Levei um cd com várias músicas dançantes, eles foram criando coreografias e também imitavam os cantores. Se mostraram bem ecléticos e a timidez desapareceu é claro que alguns só ficaram assistindo e aplaudindo o espetáculo proporcionado pelos colegas. Foi uma aula onde pude perceber o introsamento e gostos diferentes por músicas e cantores da atualidade.

Um comentário:

Iris disse...

Olá, Marili

Passei para desejar um excelente reinício de semestre.
Amanhã, te aguardamos no pólo para o reinício das nossas atividades.
Abra@os e até logo mais.