sábado, dezembro 08, 2007

A importância do brincar na sala de aula...

Todo lugar é lugar de brincar, e toda hora é hora de brincar, se o ato de brincar é entendido como uma forma de afirmar e renovar a vida, pois a brincadeira é tanto condição para que a vida aconteça, quanto meio para que se expresse, seja compreendida e transformada.

Os espaços destinados a crianças devem ser desafiadores e acolhedores, de forma que estimulem as iniciativas infantis.
Espaço este onde a criança desenvolva sua criatividade podendo movimentar-se com liberdade, criando, imaginando, construindo e brincando.
Assim, a sala de aula será um espaço agradável, revelador das atividades que as crianças protagonizam. Favorecendo assim, interações entre eles, já que o contato físico é essencial à construção de vínculos afetivos.
Deste modo, minha prática educativa deve ser pautada na brincadeira como forma de interação social, o que promove a criatividade, a imaginação e a aprendizagem.
Ao brincar, as crianças tomam decisões, desenvolvem suas imaginações, constrói relações, elaboram regras de organização, convivência e interagem uma com outras.
Vejo que o ato de brincar é uma atividade voluntária, consciente e criadora, que traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas para as crianças. Com isso, é muito importante que o professor garanta tempo e espaço para que a brincadeira aconteça na sala de aula.
Nessa prática educativa, as hipóteses, os desejos, as necessidades e as fantasias das crianças são ouvidas e ganham significados.
Sinto-me uma figura fundamental neste processo, dando-lhes suporte, desafiando-os, criando espaços para vivências e brincadeiras, permitindo com que estas se desenvolvam social, afetiva, cultural, histórica e criativamente.

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