domingo, dezembro 09, 2007

MÚSICA COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO...

Através da mensagem da música trabalhei a sensibilidade das crianças, despertando os sentimentos pela preservação da natureza e contribuição pela sua existência.

Observei que naquele instante todos queriam falar das formas diferentes de preservação da natureza e o por que em ajudar o nosso planeta.

A partir da fala deles notei que já se preocupavam e já também faziam parte nessa luta.

A coreografia foi montada de forma em que os alunos usassem os movimentos de pernas, braços, mãos e corpo em geral com movimentos variados: saltitando, batendo palmas, dançando em circulo e gesticulando de acordo com a música ouvida.

As crianças foram maquiadas imitando as pinturas dos índios.
Penas, tintas têmperas, pincel, batom, lápis e colares de sucatas.
Dentre várias músicas da MPB que ouvimos a que eles mais gostaram foi BRINCAR DE ÍNDIO dos compositores Michael Sullivan e Paulo Massadas,
cantada e dançada pela XUXA.Como foi a primeira vez em que eles fizeram tal trabalho notei muita graciosidade em seus getos, principalmente naqueles que eram tímidos e tiveram um envolvimento sem discriminação entre meninos e meninas, coisa que até o momento não se via.
Meus alunos se envolveram de tal forma que não queriam parar de dançar e muito menos tirarem a maquiagem e figurino, pois, para eles era um dia especial, um dia diferente daqueles de caderno, lápis e borracha.


Através desta música trabalhamos o resgate da história dos índios, sua cultura, seus hábitos e sua vida.
Com a música e sua coreografia foi desenvolvida a coordenação dos movimentos amplos do corpo, marcando passos através da melodia, postura, lateralidade, freio inibitório, atenção, concentração, desenvolvimento da memoria, sensibilidade e sociabilidade.

Nenhum comentário: