domingo, dezembro 02, 2007

AVALIANDO MEU TRABALHO DE TEATRO EM SALA DE AULA.


Analisando as experiências das crianças com o drama, identifiquei que é próprio do jogo dramático, à possibilidade da criança de ser ao mesmo tempo uma e múltiplas, porque na sua espontaneidade ela permite-se novas experiências de sentir e agir no mundo, mesmo sendo um mundo imaginário, mas que faz com que os alunos experimentem as diferenças que formam os seres.

Ao realizar as atividades percebi que de modo geral consegui alcançar os objetivos que havia planejado, pois os alunos abusaram da criatividade, dos movimentos, da expressividade e da expressão corporal, ousando seus gestos e brincando com a imaginação.
Acredito também que consegui romper com essa concepção de que teatro é só as dramatizações de contos e histórias, provando assim através dos jogos dramáticos realizados, que o teatro engloba também desde os mais simples movimentos que realizamos no nosso dia-a-dia como caminhar até os mais complexos, como a encenação de uma peça teatral, que podem ir muitos além da excussão de um personagem, criando um lindo espetáculo feito só de gestos.
Porém, isso é o que realmente não acontece nas escolas, pois conforme fala o texto “formas de abordagem dramática na educação”, de Ana Carolina Müller Fuchs, o jogo dramático foi e ainda é muito utilizado no contexto escolar para o ensino das mais variadas disciplinas.
Assim eu como educadora costumamos utilizar deste para trabalhar os conteúdos curriculares de história, português, ciências, dentre outras disciplinas, além de usa-lo também como apenas uma forma de fazer educação física, descontrair e relaxar meus alunos.

Nenhum comentário: