domingo, maio 16, 2010

2ª Semana de Estágio.....

Esta segunda semana foi bem agradável pois com música nossa aula teve mais animação por parte dos alunos e da professora é claro.

No início os alunos ficaram só ouvindo e olhando a professora cantar a música dos indiozinhos mais logo em seguida todos começaram a fazer os gestos e aí foi só descontração.
Quando a música parou pediram para ouvir e cantar mais uma vez e assim se deu nossa aula. Então chegou a hora do conto e todos sentados ficaram ansiosos esperando para manusear e olhar o livro da história que seria contado pela professora.
Durante a realização das atividades foram surgindo muitas perguntas e respostas também pois mesmo eles estando no 2º e 3º anos já conhecem o índio e muitas de suas características. Para minha surpresa, quanto ao questionamento de suas certezas e dúvidas eles começaram a afirmar que os índios pintavam a cara com uma tinta que eles tiravam de uma árvore e viviam nus porque eram livres e moravam em contato direto com a natureza e mais ainda, não compravam comida porque pescavam e plantavam pra se alimentar. Em nossa troca de conhecimentos pude observar que os relatos orais trouxeram motivação para o meu aluno expressar-se verbalmente com segurança e riqueza de detalhes. Desenharam a história e pintaram de forma que todos participassem. Fiquei encantada com a forma espontânea com que eles interagiam enquanto trocavam idéias sobre o Menino Poti, história contada pela professora. Com os alunos de 4º ano e 4ª série usamos a tecnologia fazendo produção textual digitadas no word. Buscaram através do google a história dos índios no Brasil e em duplas realizaram suas produções. Claro que sempre pedindo o auxílio da professora quanto ao uso das ferramentas que ainda não conheciam. Ainda com o uso do computador fizeram atividades com operações de adição, subtração e histórias matemáticas. Os alunos trabalharam em duplas e mostraram-se muito interessados em realizar as atividades no computador que em minha observação teve uma concentração maior do que se estivessem realizando-as no caderno. O entrosamento entre eles quando estão à frente de um computador mostram mais maturidade, habilidade e responsabilidade em conseguir atingir seus objetivos. É uma pena que a disponibilidade dessa tecnologia nos conceda somente alguns minutos por semana.

Nenhum comentário: