quinta-feira, outubro 14, 2010

MINHAS APRENDIZAGENS - EIXO II

Segundo Semestre e com ele muitas atividades a serem desenvolvidas, novas descobertas e o principal como conciliar, família, trabalho, lazer nem pensar era só aproveitar o máximo e organizar o tempo que restava. Ainda estava me descobrindo e com a interdisciplina de Psicologia comecei a entender melhor o comportamento humano. Ler Freud e as fases do desenvolvimento humano foi base fundamental para a mudança em minha prática docente, evoluindo cada vez mais em meus conceitos e minhas atitudes.
Entender, comparar e relacionar a educação nos tempos atuais valorizando o passado e avançando sempre com novas reflexões, reconstruindo nossos conhecimentos e inovando nossas práticas pedagógicas. Lembrar que as brincadeiras são passadas de geração para geração foi voltar ao tempo e ficar orgulhosa em reviver momentos inesquecíveis.
A interdisciplina Fundamentos da Alfabetização me deixou mais tranqüila, pois, nunca havia trabalhado com 1ª série e a partir das leituras pude entender o principal objetivo que é possibilitar ao meu aluno formas prazerosa de ler e escrever partindo de sua bagagem e seu cotidiano na descoberta de novas aprendizagens. Pensadores como Paulo Freire nos mostra que a criança aprende a ler o mundo antes de codificar letras e então numa relação dinâmica vincula a linguagem e realidade. Segundo Ferreiro (1998), alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da escrita e letrar significa levá-lo ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita, exigindo uma ação deliberada do professor com qualificação de quem ensina.
O Seminário Integrador sempre trazendo novidade, Slids, gráficos, planilhas, wiki e eu me sentindo a intelectual enchendo de gifs em tudo que fazia. Como disse a Professora minha página parecia um carro Alegórico. Mais pra mim era o máximo, queria mostrar tudo que tinha aprendido. Levei para a minha sala de aula o trabalho das brincadeiras que passam de geração para geração e os pais adoraram participar com depoimentos e até mesmo construir com seus filhos e relembrar algumas brincadeiras de sua época.

http://lilapead.blogspot.com/2007/07/aula-presencial-de-histria.html

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Marili vai ser bem interessante que evidencie quais as mudanças que ocorreram na tua prática pedagógica, a partir das teorias referidas, estudadas neste semestre.
Quanto ao endereço “aula-presencial” no Blog, com link ficará mais cativante a leitura.
Com carinho,
Grace Maria