domingo, outubro 18, 2009

Senta que lá vem a história...

O gato Xadrez

Era uma vez um gato que se chamava xadrez.
Ela era bem pequeninho.
Ele adorava pular em sapato mais só que a dona dele chamava ele pra tomar leite e dormir.
Ele acordava de manhã para ir pular no sapato e a dona dele xingava ele pra ele tomar leite de novo. Um dia ele ficou bem grandinho daí ele saiu pra fora e ele viu que lá tinha um bando de gatos que ficavam em cima do telhado brincando.
Um dia um gato chamou ele pra ir lá em cima brincar também e ele disse: Como vou subir até aí? Daí apareceu um cachorro e colocou um tijolo e ele pulou pra o telhado e brincou com todos os amigos.
Um se chamava Chico o outro Xodó e a outra se chamava Olívia.
E ele teve grandes amigos. E um dia a dona dele foi chamar ele pra tomar leite e ele não estava então ela foi até o pátio procurar ele e ela ficou apavorada porque o gato dela tinha sumido.
Ela ficou até meia noite esperando ela e dormiu no sofá de tanto esperar. Quando ela foi ver de manhã se já tinha chegado e já estava tomando o seu leite e ela ficou muito feliz.
Daí o Xadrez apresentou seus amigos para ela e ela adotou eles e eles viveram felizes para sempre.

“Ficção e relato de experiências vividas são gêneros diferentes, mas, nos primeiros anos de vida, é comum que se combinem nas narrativas infantis, como apontou a lingüista Maria Cecília Perroni no livro Desenvolvimento do Discurso Narrativo.”
“...co-construção é o chamado "jogo de contar" - situação básica de aprendizagem quando o assunto é oralidade e que envolve uma relação de cumplicidade entre a criança e seu interlocutor. ...“
“dão um sentido pessoal aos elementos do ambiente e os elaboram à sua maneira para com eles poder lidar” Winnicott
As crianças incorporam as suas narrativas aspectos como à ação, os conflitos e o inesperado. A menina Fernanda é uma criança bem estimulada em suas expressões, pois apresenta em seu conto uma mistura de historinhas que já ouviu e por isso fantasia partes e aproveita colocando partes de sua autoria, inclusive quando mudo algumas palavras ela observa para ver se não deixei de escrevê-las.

2 comentários:

Simone disse...

Marili é interessante observar como as crianças são criativas e misturam fantasia, realidade e expressam seus desejos e conflitos nas histórias que contam. Trouxeste aqui uma história contada pela Fernanda e procuraste integrar com a teoria vista na interdisciplina. Esse exercício é bem importante de ser feito. Costumas trabalhar com histórias na tua sala de aula?
Um abraço, Simone - Tutora sede

Simone disse...

Marili essa semana assisti um filme brasileiro chamado O contador de histórias. Já viste? É bem interessante. Fica a dica.
Um abraço, Simone - Tutora sede