domingo, outubro 18, 2009

Planejamento?!?!...

Através da interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação venho refletindo e questionando meu Planejamento após a leitura do texto da autora Rodrigues(o texto "Planejamento: em busca de caminhos") Planejamneto é no meu ponto de vista tudo o que pensamos com um olhar crítico, autonomo, desafiador, proporcionador,... pois segundo FERREIRA (1985, P.27) relata:"fazer planos é coisa provavelmente conhecida do homem desde que ele se descobriu com capacidade de pensar antes de agir" ou ainda,"uma ação planejada é uma ação não improvisada; uma ação improvisada é uma ação não planejada" (p.15) Sendo assim, o Planejamento é um processo constante, flexível e indissociáveis, vindos desde crianças. Hoje considero que o educador deve sempre repensar o por quê está se ensinando, o que se quer alcançar, o que falta alcançar e como irão alcançar. O Planejamento sempre deve estar integrado com o currículo. Paulo Freire em sua obra da Pedagogia da Autonomia enfatiza as práxis educacionais a partir da defesa das perguntas, curiosidades inusitadas, bem inversa a fragmentação, da imposição, do depósito de conhecimentos..."Quando saio de casa não tenho dúvida nenhuma de que, inacabados e conscientes doinacabamento, abertos à procura, curiosos, "programados, mas para aprender", exercitaremos tanto mais e melhor a nossa capacidade de aprender e de ensinar quanto mais sujeitos e não puros objetos do processo nos façamos (Freire, 1997, p.65)."Acredito nesta concepção, a Pedagogia das perguntas, pois procuro instigar meus alunos ao conhecimento e o desejo de buscar e interessar, mediante perguntas desafiadoras e estratégias diversificadas. Assim, construimos coletivamente nossas aprendizagens.Procuro sempre realizar um planejamento flexível, dinâmico, diversificado e que contemple a ansiedade do saber de meus alunos.

Nenhum comentário: