terça-feira, outubro 13, 2009

PESQUISANDO COM A TURMA!!!!!


Durante toda a semana trabalhamos no projeto realizado sobre os animais. Como alunos-pesquisadores, as crianças construíram conhecimentos acerca do tema específico escolhido pelos grupos.
Cada grupo estudou um animal em extinção. Trabalhando em nosso laboratório de informática eles se encantaram com suas descobertas, por exemplo, as características do urso panda, arara azul, mico-leão-dourado entre outros, entendendo as leis que preservam certas espécies. Pude observar com clareza a forma pelo qual os alunos se envolveram e desenvolveram suas investigações com estratégias diferenciadas participando com entusiasmo do processo de sua aprendizagem.
Ouve o respeito mútuo onde a troca entre eles era a construção principal nas atividades. Nesse sentido, acredito que os alunos vivenciaram uma forma de pesquisa baseada na compreensão, tanto do assunto escolhido quanto das etapas de uma investigação.
Segundo o IBAMA esses são alguns animais em extinção!

• Sagui • Macaco aranha• Mico leão dourado• Lobo Guará• Jaguatirica• Peixe boi• Jubarte• Arara azul• Tartaruga Verde• Jacaré - de - papo - amarelo• Picapau rei
Após a nossa pesquisa e com a descoberta de cada um fizemos a abordagem dos relatos de que o que devemos fazer para cuidar e preservar aquilo que ainda nos resta.

site;Bibliografia : http://www.tribunaanimal.com/animais_em_extincao.htm

2 comentários:

DENISE RIBEIRO MARTINS disse...

Parabéns pelo bonito trabalho Marili,como o trabalho flui, os alunos participam mais e consequentemente tornam-se mais sujeitos do conhecimento quando o conteúdo parte dos interesses deles, é isso aí.
Beijos.

Iris disse...

Olá, Marili

Que bom teres um laboratório na tua escola e teres a iniciativa de usá-lo com teus alunos. Poderias detalhar um pouco melhor o que seriam as estratégias diferenciadas de investigação dos alunos? Eles só pesquisaram ou também produziram textos? Todos buscaram informações no site que indicas no final da tua postagem ou buscaram informações em espaços diversos?
Abraços