terça-feira, setembro 08, 2009

Lembranças que marcaram minha vida...

As tendências pedagógicas me fazem recordar as posturas didáticas que meus professores assumiam em sala de aula, em tempos de estudantes em meu ensino fundamental em relaçao aos conteúdos, métodos, relaçao professor - aluno. Sempre que participo de diálogos sobre as Tendências Pedagógicas lembro-me de quando era docente onde os alunos nao passavam de mero expectadores de informações, sendo estas transmitidas por professores que muitas vezes não tinham nível superior e que utilizavam somente livros didáticos para nos ensinar. Os alunos deveriam dar as respostas que eles queriam ouvir, sem poder expressar suas idéias e muitas vezes sem entender as respostas que estavam dando. Quando cursei a 8ª série, minha professora de língua portuguesa era autoritária, insensível e muito exigente. Em sala de aula nao podíamos abrir a boca, era um silêncio como se estivéssemos em um cemitério, mal se ouvia a própria respiração. Escrevíamos sem parar e quando chegávamos em casa devíamos passar tudo a limpo e depois era nos atribuida uma nota. Quando nos entregava nossas provas começava sempre pelas notas mais altas e assim sucessivamente. Atualmente será que encontramos algum profissional da educaçao com esse perfil? Mas não posso deixar de citar aqueles professores que deixaram boas lembranças e que me fizeram ver o mundo de uma maneira diferente. No entanto, não posso dizer que foram somente as boas experiências que me fizeram a pessoa que sou hoje.

A partir das experiências frustrantes posso fazer a diferença com o meu aluno, pois assim como eu passei por dificuldades e não fui compreendida, posso evitar que isso ocorra com meus alunos. Sei como um professor pode ser significativo na vida de uma pessoa; espero que como eu fui “marcada” pelos meus bons professores, eu também possa fazer essa contribuição positiva em meu educando, pois nada é mais gratificante do que saber que você fez a diferença.

Nenhum comentário: