quarta-feira, setembro 09, 2009

Leitura - escrita - Oralidade



Os autores Maria Isabel Dalla Zen e Iole Faviero Trindade nos Faz entender porque que não fala-se, escreve-se e lê-se sempre da mesma maneira, pois tudo vai depender da situação em que cada fato ocorre.
Numa conversa informal com amigos usamos um vocabulário simples, informal , diferente de uma palestra que precisaria que utilizássemos uma linguagem mais formal.
O mesmo acontece com a escrita, num bilhete, utilizamos um vocabulário simples e ao escrevermos um documento, um ofíco , precisamos utilizar uma linguagem formal, já que é o que um documento assim exige. Existem portanto diferenciações na linguagem, escrita e leitura, e que precisamos oportunizar nossos alunos a conhecê-las, já que fazem parte do cotidiano de todos, em jornais, revistas, internet...
Minha fala cotidianamente é bem informal e por muitas vezes tenho que me policiar para não falar de tal forma com minhas colegas no trabalho.
Tenho em minha fala uma herança de meus pais que tem descendência de castelhanos e por muitas vezes falo aquilo que vivênciei por toda a minha vida.

Nenhum comentário: