domingo, novembro 04, 2007

A Arte Visual no Cotidiano Escolar

As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc. A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.

Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências humanas trouxeram informações importantes sobre o desenvolvimento da criança, em seu processo criador e sobre as artes das várias culturas. Essas informações trouxeram uma enorme contribuição para a valorização da produção infantil, mesmo assim a revolução que admitia a necessidade e a capacidade da expressão artística, virou “um deixar fazer” sem intervenção, onde a criança não evoluía muito.

A arte, desde cedo, influência a criança através de sua cultura, apesar de ser possível identificar espontaneidade e autonomia na exploração e no fazer artístico das crianças, seus trabalhos revelam: o local, a época histórica em que vivem suas oportunidades e idéias. A criança tem sua própria visão, idéias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico; por meio de vários aspectos; fazer artístico que é a exploração, apreciação que é percepção do sentido que objeto propõe e da reflexão que é um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico que se manifesta em sala. O desenvolvimento da imaginação, expressão, sensibilidade entre outras podem vir a ocorrer na arte.

Eu como professora, dentro desta concepção, devo passar da mera condição de facilitadora ou orientadora da expressão artística, para agente e mediadora do processo de aprendizagem da linguagem da arte e das vivências estéticas. Além do fazer, o meu aluno deve ser preparado para ler, compreender, refletir e criticar a arte em seus conteúdos, produtos e história. Esta possibilidade, além de desenvolver uma pessoa mais hábil e apta dentro deste mundo contemporâneo (que exige competências no campo da criatividade, crítica e sensibilidade), amplia os possíveis momentos de encruzilhadas sujeito-arte-mundo.

Fazendo uma relação com a educação artística os alunos mostraram sua visão artística através da imaginação, sensibilidade, expressão e criticidade em seus trabalhos. Proporcionei um trabalho livre com diversos recursos: Tinta tempera, gliter, canetinha hidrocor, lápis de cor, revistas, sucatas em geral, tesoura e cola.

Deixei que cada um criasse seu próprio trabalho. A dedicação foi grande e pude ver em cada um dos trabalhos formas diferentes de arte. Fizeram paisagens, escola, a família, as brincadeiras e animais. Eles mostraram que são capazes e tem muita criatividade naquilo que fazem.

Nessa prática educativa as hipóteses os desejos as necessidades e as fantasias das crianças foram ouvidos e ganharam significados, desenvolvimento social, cultura e afetividade.

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