sábado, janeiro 06, 2007

E C S 11 TEXTO FINAL



Universidade Federal do Rio Grande do SulPedagogia Anos Iniciais do Ensino FundamentalEscola, Cultura e Sociedade.
Nome:Evanice Schnath Mendes LochNair Marili Monroe Gonçalves
Número da Atividade: ECS 11Professora: Vera Corazza

Desigualdades Educativas Estruturais no Brasil: entre Estado, Privatização e Descentralização.

As políticas educacionais, até muito recentemente, eram políticas que expressavam uma ampla autonomia de decisão do estado, das classes sociais dominantes e de outros movimentos sociais.A educação infantil é à base da educação básica, o ensino fundamental é o tronco e o ensino médio é o seu acabamento e é de uma visão do todo como base que se pode ter uma visão conseqüente das partes.O Fundef foi o modelo encontrado para que a manutenção e o desenvolvimento do ensino fundamental fosse o foco das políticas com envolvimento das três esferas federadas, com a prioridade de atribuição aos municípios. Foi uma decisão do poder público federal e talvez seja a única a apresentar resultados positivos na educação.Também é analizado a valorização dos professores cujos salários são reconhecida- mente baixos e incapazes de provocar um amplo acesso a uma permanência na carreira.Muitos outros programas nasceram em prol do ensino fundamental. É o caso do FUNDESCOLA financiado com recursos do governo federal e de empréstimos do Banco Mundial que tem por objetivo promover ações para a melhoria da qualidade das escolas do ensino fundamental.O programa Visa também ao aumentar o desempenho dos sistemas de ensino público, a capacidade técnica das Secretarias de Educação e participação social.Acompanhamento das ações educativas das escolas municipais de Alvorada.Projetos em desenvolvimentosATIVIDADES DA SECRETARIA Coordenar todas as ações da Educação do Município de Alvorada, assessorando as escolas municipais pedagógica, administrativa e financeiramente.• Implementação de projetos e programas educacionais junto às escolas municipais;• Estabelecimento de parcerias com outras Secretarias a fim de enriquecer o trabalho pedagógico;• Organização e acompanhamento dos calendários de cada escola municipal;• Acompanhamento das ações educativas das escolas municipais.PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO• Projeto RECREAR- convênio com entidades da sociedade civil para atendimento de crianças de zero a seis anos, numa abordagem pedagógica e preparatória para a alfabetização;• Feira do Livro- projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Desporto, que visa principalmente a formação de leitores entre os alunos das escolas municipais;• Projeto Conhecer para Preservar- em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Desporto, que tem por objetivo resgatar a memória do município de Alvorada incrementando atividades que aumentem a auto-estima dos alunos alvoradenses, através do conhecimento de sua história;• Oficinas Pedagógicas para os professores municipais, abordando aspectos práticos que auxiliem sua vivência em sala de aula, inclui Projeto recrear e EJA.• Atividades lúdicas para alunos de 1ª a 4ª série das escolas municipais, proporcionando brincadeiras orientadas pela equipe de Educação Física da Secretaria de Educação (11/11);• Participação das escolas municipais nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul e na Copa Alvorada de Futebol, coordenados pela equipe de Educação Física;• Curso preparatório para as provas do supletivo da SEC, coordenado pelos educadores da Secretaria Municipal de Educação;• 5º Seminário “ Falando sobre AIDS” e Caminhada “ Na luta contra HIV” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, com participação das escolas municipais;• Projeto “ Escola Aberta” em parceria com a UNESCO na Escola Municipal Podalírio Inácio de Barcellos, como experiência piloto;• Programa de educação para o Trânsito, em parceria com a Secretaria Municipal dos Transportes, com divulgação através de cartilhas a todos os alunos das escolas municipais;• Programa da Redução do Uso do Álcool, em parceria com o SIMERS e Secretaria Municipal da Saúde, visando a redução do consumo de álcool, principalmente entre os jovens;• Criação do Grupo de Trabalho – Diversidade Racial, com o objetivo de implementar um projeto pedagógico, para a aplicação da Lei 10 639/03, no currículo escolar;• Projeto Informática e Educação com a participação de professores das escolas municipais;• Parceria com a UNISINOS na Rede Continuada de formação de Professores do Ministério da Educação, com a formação de um grupo de trabalho de professores das séries Iniciais, nas áreas de Ciência e Matemática.

Um comentário:

Simone disse...

Olá Marili!
Como foram as férias? Pronta para mais um semestre de curso? Assim
que o formulário de matrícula estiver disponível no site mandaremos um e-mail.
Lembro que as aulas começam dia 26 de março com encontro presencial no polo. Até lá! Um abraço, Simone - Tutora PEAD