terça-feira, janeiro 02, 2007

E C S 10 PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINI FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE
NÚMERO DA ATIVIDADE 10
POLO ALVORADA
PROFESSORA VERA CORAZZA
TUTORA FERNANDA HOFFMAM


PAULO FRIRE --- PARTICIPAÇÃO NA WIKISTÓRIA


Foi um pouco difícil participar da wikistória, pois não conseguia entrar para fazer a minha página e até agora estou bem perdida. Pude ler e participar dos trabalhos de meus colegas e constatei que todos estamos seguindo o legado de Paulo Freire,não só por sua pedagogia, mas também por sua visão critica e libertadora.
Vejo que estamos progredindo com um avanço na forma de conceber a prática educativa e aceitando o diferente, prontos para superar todos os obstáculos, pois a mudança pode até ser difícil mas não impossível.
Paulo Freire fala da prática pedagógica, dirigindo-a a docentes formadas e em processo de formação.
Deixando claro que todos os professores precisam conhecer saberes inerentes à prática educativa e diferenciá-los de prática política ou ideologia.
Cabe a nós professores entender que ensinar não é apenas transmitir o conhecimento, mas ajudar o aluno a construi-lo.
As competências básicas de um educador frente a formação de seu aluno realmente crítico, que caminha para alcançar sua autonomia é pensar certo e ensinar a pensar certo. Boa bagagem cultural e científica, respeito aos saberes do educando e sua cultura.
Ser crítico quanto aos conteúdos e quanto a sua prática educativa, bom censo, respeito, humildade, tolerância, alegria, esperança, comprometimento, pois todo o professor deixa sua marca qual quer que seja.
Assim cabe a nós educadores o papel de "criadores de seres responsáveis"

" NÃO HAVERIA EXISTÊNCIA HUMANA SEM A ABERTURA DE NOSSO SER AO MUNDO SEM A TRANSITIVIDADE DE NOSSA CONSCIÊNCIA"
PAULO FREIRE

Nenhum comentário: