quinta-feira, novembro 02, 2006

MAX WEBER


Universidade Federal do Rio Grande do sul
Disciplina : Escola Cultura e Sociedade
Aluna : Nair Marili
Professora : Vera Corazza
Polo Alvorada


ECS – 5 MAX WEBER – Os três tipos puros de dominação legítima



Max Weber faz uma análise dos alicerces formadores das obediências humanas.
A visão simplista de conjunto de interesses perde consistência por sua própria fragilidade. Para que o poder se sustente, torna-se necessário instrumento que esteie as formas de dominação, para assim o poder ser conquistado ou mantido, que foram por ele definidas por:


Dominação Legal
Característica tipificada para empresa capitalista e ao estado moderno, onde a vontade não esta vinculada a qualquer ente, senão aquele de regra estatuída, desvinculando assim a pessoa como origem, tornando-se exclusivamente formal.
Como maior e mais recente forma de dominação, a burocracia exerce o principal papel das formas de dominação legal/formal.


Dominação Tradicional
Aquela que perdurou até a idade média, caracterizou-se por centralizar-se no indivíduo, qual conquistou sua posição através da santidade ou por descendência/patriarcal.
Esta é antagônica a Dominação Legal, visto que mesmo que existam, as regras são expressas por conveniência do senhor ou por mera tradição, daí sua nomeação.
Weber declina como estrutura mista, onde o senhor tem o direito do todo, porem em menor parte, parte de seus súditos ainda, mesmo que limitados a um determinado espaço, tem o direito a decisão. A esta ela chama de estrutura estamental, típica do período feudal, onde o rei tem o poder total, porém os feudos detinham sua autonomia.


Dominação Carismática
O poder caracteriza-se pela crença/devoção, tanto de caráter religioso quanto o de caráter de admiração, tanto intelectual quanto heróico.
O indivíduo continua como o centro da decisão, único ponto comum ao modelo de Dominação Tradicional; nele há o reconhecimento dos dotes individuais pelos admiradores, que passam a ser denominados de apóstolos, já o poder passa a estar nas mãos do Lideres.
Origem das mais significativas modificações da sociedade, a Dominação Carismática mantém o poder em seus líderes apenas alicerçado na crença de suas qualidades, quando estes não mais conservam-se, recai sobre seu guia.

Diante desta belíssima e ampla análise das representações de dominação e poder, muito pode-se ponderar, senão, vejamos:

 A sociedade contemporânea ocidental mantém muita das características acima, até em um único estado. Vê-se os escolhidos como nossos líderes(carismáticos), após sua ascensão, cairem no que Weber chamou de poder caduco, representação de descrédito perante a sociedade.
 Para manter o poder, os eleitos utilizam-se de instrumentos burocráticos (legais), para a sobrevida da dominação.

Justa a interpelação de Weber, em nossas consciências, de qual a mais adequada subordinação para com o poder de um indivíduo eleito por nós: Escolher um líder eleito ou um funcionário eleito ?!?!?!?!?

2 comentários:

Prof. Cristiane disse...

Comentário ESC5-WeberI
Mari, gostei muito do teu texto, conseguiu demonstrar tuas idéias com clareza.
Um abraço, Cristiane.

Simone disse...

Oi Marili! Conseguiste destacar as idéias principais do texto do Weber. Era esse o objetivo da atividade. Parabéns! Um abraço, Simone - Tutora ECS