sexta-feira, novembro 03, 2006

E C S -- 7



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DISCIPLINA : ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE
ALUNO : NAIR MARILI
PROFESSORA : VERA CORAZZA
POLO ALVORADA


MARX E ENGELS

Filósofos , cientistas , propagandistas , militares , revolucionários.
A vida dos dois pensadores que fundaram a " ciência do proletáriado "

Karl Marx foi economista , filósofo e socialista alemão, estudou na Universidade de Berlim principalmente a filosofia hegeliana. Conhecido pelo nome de Tréves era filho de Hirschel Marx um advogado de origem judáica e de Henriette Pressburg uma dona de casa. Em 1842 assumiu a chefia da redação Jornal Renano em Côlonia , onde seus artigos radical democratas irritaram as autoridades. Em 1843 , mudou-se para Paris , casou-se com Jenny Vonwestphalen. Deste casamento , Marx teve 5 filho : Franziska ,Edgar ,Eleanor , Laura e Guido. Franziska, Edgar e Guido morreram na infância, provavelmente pelas péssimas condições finaceiras a que a família estava submetida. Em 1844 conheceu em Paris Friedrich Engels, nascido em 28 de novembro de 1820 na Alemanha e faleceu em 05 de agosto de 1895, Engels era filho de um rico industrial de Barmem ( Alemanha ) é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do MATERIALÍSMO HISTÓRICO.
Na juventude fica empressionado com a miséria que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família. Marx foi expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizaçõea clandestinas de operários e exilados.
Ao mesmo tempo que na França estourou a revolução em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o FOLHETO O MANIFESTO COMUNISTA , primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada MARXISTA.
karl marx, desde o princíipo da suas atividades jornalistas e políticas aproximou-se das causas populares, incitando os que tivessem sede e fome de justiça a se unirem, a organizarem e a reinvidicarem. Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do Comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo ele, o Capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
para Marx os trabalhadores estariam dominados pela ideologia da classe dominante, ou seja, as idéias que eles têm do mundo e da sociedade seriam as mesmas idéias que a burguesia espalha.
o capitalismo seria atingido por crises econômicas porque ele se tornou o impedimento para o desenvolvimento das forças produtivas.
para Marx, quando mais o mundo se unifica economicamente mais ele necessita de socialismo.

Principais obras:
  • Manuscrito econômico- filosófico(Okonomisch-Philophische Manus kript), 1844(publicado apenas em 1930).
  • A guerra civil na França(critica filosofia do Direito de Hengel)
  • A sagrada família(Die heilige familie), 1845
  • A ideologia Alemã(Die dentsche ideologie), 1846
  • Miséria da filosofia(Das E lend der Philosophie), 1847
  • Manifesto do partido comunista(manifest der kamm nistischen Partei), 1848
  • Trabalho assalariado e capital, 1849
  • O 18 Brumário de Luís Bonaparte(Der 18 Brumaire des Louis Bonaparte)
  • O capital(Das kapita)-Livro publicado em 1867; livros I publicado em 1867; livros II e III publicado postumamente por Engels.

  • ENGELS
  • A sisuação das classes trabalhadoras na INGLATERRA ( 1845 )
  • O manifesto Comunista ( 1848 )
  • Anti - During ( 1878 )
  • A origem da Família da Propriedade Privada e do Estado (1884 )
  • Ludwig Feverbach eo Fim da Filosofia Alemã (1888)
  • Do Socialísmo Utópico ao Científico (1890)

2 comentários:

ROSAURA KARST disse...

Oi Marili

Já entrou em contato com as tutoras do seminário do qual o jornal faz parte?

Então faça isto.

Beijos Rosaura

ROSAURA KARST disse...

Oi Marili

Ref. ao jornal já tentou trocar o nome do arquivo. O tamanho do mesmo tem que estar até 20 Mb.

Beijos Rosaura