sexta-feira, novembro 03, 2006

E C S - 5 WEBER II




UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DISCIPLINA : ESCOLA CUITURA E SOCIEDADE
ALUNA : NAIR MARILI
PROFESSORA : VERA CORAZZA
POLO ALVORADA



Situações vividas no meu local de trabalho , que possam ser analizada a
partir da teoria de WEBER atentando para as relações;

SER / ESTAR X PAPÉIS
PODER / HIERARQUIA


Analizando o texto de WEBER para a relação e a questão do dominio entendo que no ambiente escolar vivênciamos todos os dias situações onde somos dominados e dominadores. Na sala de aula o professor é aquele que sabe e , portanto , a autoridade local do poder. Evidentemente que se faz necessário determinadas organizações para que exista situações para a aprendizagem , com planejamentos prévios voltado para a realidade dos alunos , comunidade e com objetivos a serem alcançados. Vejo em minha escola professores preocupados em ter domínio sobre a classe , pois acham que assim consiguirão atingir os objetivos usando aquela velha forma de alunos enfileirados com o auxílio do espelho de classe visando possibilitar e viabilizar a sua ação pedagógica.
O próprio método de avaliação é outra marca do poder e do controle nessa foma burocrática dominante na escola , materializando os resultados das avaliações qualificando o aluno em termos de notas . Mesmo adaptando a forma de avaliação por classificar e quantificar o aluno , mostrando que tem o poder de aprovar e reprovar o aluno.
PODER / HIERARQUIA
Na rotina dos professores eles respeitam regras para o exercício de suas atividades , nas quais acatam para terem uma boa convivência e ética profissional. Mesmo não concordando os professores interagem sobe o comando da equipe diretiva , cujas decisões são tomadas junto a mantenedora , as quais as vezes são discutidas também em reuniões pedagógicas. Existe e é fato a hierarquia a ser respeitada , tarefas imposições de idéias ou ponto de vistas a serem executadas pelo estatuto e regimento que norteiam as ações e inteirações dos professores dentro da escola. Mesmo assim percebo que os profissionais tem conciência das dificuldades e lutam pela democracia.

Um comentário:

Simone disse...

Marili percebe-se que conseguiste compreender as idéias do autor e fazer uma relação com a tua prática profissional. Atingiste o objetivo do trabalho. Parabéns! Um abraço, Simone - Tutora ECS