domingo, março 28, 2010

Práxis e ou Teoria...

                                                           
Por considerar que a diversidade existente em sala de aula, já que farei meu estágio no laboratório de Aprendizagem, vejo as situações do dia-a-dia das crianças que apresentam um dinamismo intenso, percebo a necessidade que tenho em buscar também uma diversidade maior de atividades que contemplem minha arquitetura pedagógica e tragam nela instrumentos que atraiam o interesse de meus alunos.
As singularidades em sala de aula requerem que eu tenha consciência da necessidade de reciclar continuamente meus conceitos, métodos e convicções, pois, conforme afirma Georgen (2000) "[...] professores não são formados; eles se formam no interior de complexas condições biopsíquicas de seus ideais, desejos, valores e dos desejos que lhes vem de fora, das práxis e/ ou da teoria.
Partindo deste ponto e considerando minha experiência pessoal em sala de aula e as bases teóricas que venho adquiri  em minha formação, compreendo que, para criar um ambiente adequado de processo de ensino-aprendizagem são necessárias constantes reflexões de minha prática.

Um comentário:

Beatriz disse...

Nair, de novo escorregas no "falar sobre" sem precisão. Para ser mais direta eu diria que estás utilizando jargões da pedagogia, sem dar a eles a concretude da experiência e do fazer pedagógico. Qual seria a diversidade de atividades e de instrumentos que atrairiam os interesses dos alunos? Por que atrairiam? Qual tem sido a expriência pessoal que vai te ajudar? Como será o ambiente adequado que vais criar? Como isso vai acontecer?
Sem essaS precisões, acho que tuas reflexões ficaram palavras soltas ao vento e o leitor pouco entenderá da tua prática e da teoria que a embasa.
Espero teu próximo post. Tenho certeza de que vai ser excelente
Um abração
Bea