segunda-feira, junho 16, 2008

Reflexão dos textos lidos. O que é isso?


Em minha prática pedagógica revelam a compreensão do processo aprendizagem e de diferentes funções que assumimos em sala de aula e as surpresas que acontecem no dia a dia. Uma proposta pedagógica na perspectiva da aprendizagem privilegia as questões de investigação que nascem dos interesses e necessidade dos alunos e a busca autônoma pelas respostas. O professor deve ser aquele que instiga, encaminha e orienta, as crianças a desenvolver estratégias, comparar, analisar e estabelecer relações entre diferentes objetos, enfim eles são sujeitos a sua própria aprendizagem. Penso que é essencial quando se pretende um ensino-aprendizagem mais produtivo e mais satisfatório, tanto para o professor como para o aluno a relação interpessoal professor-aluno sendo um fator determinante, trazendo a bagagem que o meio lhes ofereceu até então, desenvolvendo um processo aberto e permanente. Confiar na capacidade do aluno para que o mesmo aprenda e que assim estarei promovendo, o desenvolvimento do aluno enxergando-o em sua totalidade e concretude.A não satisfação das necessidades afetivas, cognitivas prejudica a ambos, e isso afeta diretamente o processo ensino-aprendizagem:

2 comentários:

Beatriz disse...

Oi Marili, que alivio!! Venho do teu wiki e chegar aqui e apreciar teu blog é um bálsamo para minhas preocupações. Não que elas tenha terminado mas , pelo menos, ficam mais restritas ao PIE. Vamos lá minha amiga, trabalho e dá duro para que teu PIE alcance essa qualificação daqui.
Um abração
Bea

Tatiana Gomes disse...

OI..Mari!!
Que bom ver teu blog assim recheado de coisas boas pra gente ler...
Concordo plenamente contigo...como já dizia o mestre...SEM AFETIVIDADE NÃO HÁ APRENDIZAGEM!!!
Estás no caminho!!!
PARABÉNS!
BJS..