segunda-feira, junho 16, 2008

GRUPOS SOCIAIS



A SOCIEDADE E A CULTURA

A família é a primeira instituição da qual, geralmente, todo ser humano participa, sendo o primeiro grupo de forte influência sobre o EU, sobre seu comportamento, sua personalidade e suas escolhas futuras, tendo, ainda, funções de acolhimento, cuidados, educação e preparação do indivíduo para a vida em grupo.
É na relação com seus cuidadores que a criança inicia sua constituição como sujeito; a formação de sua identidade, as percepções de quem são os outros e quais são os papéis que ela e outros desempenham dentro da organização familiar. Mas, uma pergunta permanece premente.Quais são as organizações familiares que estão dentro da sala de aula? Quais são as famílias que permeiam o pensamento dos professores? Reconhecer o processo de mudança pelo qual a sociedade brasileira está passando é uma das condições para possibilitar ao professor do ensino fundamental, subsídios para que o mesmo possa avaliar sua ação docente, ou seja, o professor deve ser auxiliado a ter; consciência da fundamentação de suas ações. Há uma necessidade de se repensar a relação família/escola, promovendo uma reflexão que se concretize em mudança de atitude para oferecer espaço à construção de novas representações sociais. Uma análise permite pensar que, uma vez sabido que as interações entre escola, família e sociedade, bem como as heranças sócias culturais (hábitos, costumes, crenças e preconceitos) são de fundamental importância tanto para o aluno, quanto ao que é transferido para a instituição escolar, faz-se necessário introduzirmos no processo de ensino aprendizagem. Devemos fazer com que as crianças compreendam que pertencem a vários grupos sociais, e que a primeira é a família (escola, clube, amigos...). É fundamental usar exemplos bem simples, da realidade da criança, para não fazer a separação entre a vida do aluno e o saber da escola, fator de tantos fracassos na educação.
Importante também fazer com que as crianças observem que estão inseridas na história de suas famílias.
Esclarecer que a cidade e o estado são formados por diversos grupos sociais, cada um com sua história.
À medida que a criança conhece outras formas de viver, e as diferentes histórias dos colegas, vai possibilitando o aumento do conhecimento de si mesma e do próximo.

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