domingo, março 30, 2008

Análise comparativa de apresentações do portifólio.

Os relatos feitos pelas colegas, eram evidentes a mudança que cada uma delas trazia mostrava o quanto cada interdisciplina contribuiu em suas vidas, tanto na prática desenvolvidas em sala de aula como em sua vida pessoal. As evidências e os argumentos foram elementos imprescindíveis.

As temáticas abordadas provocaram uma grande reflexão em meu cotidiano e em meu trabalho. Como falei em meu portifólio, pude comprovar o enriquecimento da prática em sala de aula e o meu crescimento enquanto profissional. Vejo o resultado de meu trabalho como potencializador da construção do cidadão, pois, o ato de ensinar, intermediar e aprender para mim tem sido diariamente uma lição.

Neste sentido, a mudança das práticas, no fazer pedagógico na sala de aula, se efetiva por uma postura crítica ativa, aluno e professor como sujeitos, em contraste com a postura de consumidores de informações.

Esta postura de crítica ativa é condição para que ambos, professor e aluno construam novos conhecimentos no processo ensino-aprendizagem.

A busca de leitura e releitura que fiz se constituiu num compromisso, no meu cotidiano de educador, enriquecendo os meus conhecimentos qualificando ainda mais a minha prática.

“COMO ESTOU FELIZ!! NÃO ESTOU PARADA NO TEMPO”

2 comentários:

Beatriz disse...

Marili, minha amiga, esquecestes das evidências? Por favor, relê tua análise e pensa se um leitor poderia ter idéia concreta do que estás falando? Ficou muito no discurso teórico não? Olha só: "evidências e os argumentos foram elementos imprescindíveis";"enriquecimento da prática em sala de aula e o meu crescimento enquanto profissional"...
Não tenho razão? Na hora de utilizar a análise ela pouco vai te ajudar. Por exemplo, ela identifico áreas, intreresses ou necessidades que poderias explorar no teu plano individual de estudos?
Que tal, dar uma nova cara na tua análise? Quem sabe ,com esse exercício vai ficar bem fácil a escolha do que fazer no teu plano de estudos?
Um abração
Bea

Bea

ROSAURA KARST disse...

Oi
Marili
Reforçando o que disse a Bea, segue este trecho do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire.
"A formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática".
Beijos