domingo, outubro 08, 2006

Atividade - 03 / Escola, Cultura e sociedade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia : Anos Iniciais do Ensino Fundamental Escola , Cultura e Sociedade - A Nome do Aluno : Nair Marili M. Gonçalves Professora : Vera Corazza Tutora : Denise Severo
Polo : Alvorada

Construção de Concepções de Humano-Mundo-Educação


01-Qual a posição de Durkhein frente ao que diz Stuart Mill?
Mill considera a educação algo de pura opção do indivíduo, sendo ela intrumento para a construção da felicidade para sí e para os outros; o conflito ocorre principalmente sobre o arbítrio onde a opção é definida pelo sujeito, contrapondo Durkhien, que considera a educação como algo surgindo da necessidade humana de preservar a sociedade, por tanto desejo do coletivo, moldada a seu momento histórico.


02-Quais as duas definições ressaltados por Durkhein?Explique o ponto fraco em que ocorrem?
As definições são: o desenvolvimento humano de todas as faculdades humanas.
Definição utilitária-fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e seus semelhantes.
O ponto fraco em que ocorrem é se parecer como um modelo único.


03-O que é preciso de acordo com Durkhein, para definir educação?
Ele trata definição e educação com uma visão histórica por ela vivida, lastreada na análise dos sistemas educativos já utilizados anteriormente e os ora em vigor.


04-De acordo com Durkhein, que fatores levam cada sociedade a fazer do homem ser ideal, tanto de ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
A principal fundamentação da busca das sociedades em alcançar o "ser ideal" está alçada nas necessidades encontradas em cada momento histórico, buscando assim preservação da própria sociedade, naquilo que para aquele momento era o adequado.


05-Segundo o autor, que função "ideal" a ser realizada tem que suscitar na criança?
O "ideal" suscitado na criança é a que, através de seus antecessores (pessoas adultas), descrevem e moldam a consciência da criança a adaptar-se a sociedade de sua época.


06-Apartir da definição:"A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certos números de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine"?
Durkhein conclui que a educação em seus processos históricos, nada mais ves e faz que preparar o indivíduo para a sua existência perante a sociedade, e manter a existência desta mesma sociedade.
Analizando está, conclui-se que somos o reflexos dos desejos da sociedade em que vivemos cumprindo suas designações, para sim buscarmos o que ela almeja de seres ideais.


07-Como o autor explica que sociedade o indivíduo são idéias dependentes?
Naturalmente, isso é notório, explica-se que sociedade é o conjunto de vontades de vários indivíduos, sem esse, jamais teremos a pluralidade, porém cabe ter noção de que, nos moldes de sua formação o indivíduo passa a ser humano quando percebe a necessidade de convivência concebe e aceita outros interesses de outros sujeitos sociais, partilhando e buscando a melhoria das necessidades da sociedade.

2 comentários:

ROSAURA KARST disse...

Bom Dia!

Marili

Muito bom o teu trabalho

Nesta sexta dia 13/10/2006 estarei no polo das 8:00 às 12:00h

Beijos Rosaura

Mário Augusto disse...

Oi Marili, visitei o teu bolg, meio atrasado é verdade, mas gostei muito do que vi aqui. As imagens, o meu é bem pobre de imagens, teus textos, o visual dele é muito legal. Não sei se tu já trabalhavas com computador nessa perspectiva em que estamos trabalhando, porque tu parece que está bem familiarizada. Eu trabalho sessenta horas e não tenho muito tempo para a realização das atividades, para me ajudar ainda não consegui instalar banda larga aqui em casa. Parece que esta semana, amanhã segunda feira irão instalar, então poderei acessar a internet por mais tempo e qualificar meu trabalho fazendo mais trocas com vocês. Parabéns pelo teu blog, vou passar com mais freqüência por aqui. Até mais.