domingo, julho 01, 2007

MEMÓRIA...


Andei a meditar sobre a criação literária como matéria de memória e esquecimento e fui buscar em alguns escritores pistas para uma reflexão sobre a questão das relações entre literatura e memória.

O escritor José Saramago, diz que “todas as memórias são falsas”. A descrição de um sonho “transforma esse sonho em outra coisa. Às vezes, o sonho pode ser inefável, ou seja, não pode ser descrito. O que existe são memórias de memórias, vestígios de outras memórias, memória da memória primordial. Vivemos no meio de nossa memória, como um caleidoscópio, os pedacinhos são os mesmos, mas mudam”.

5 comentários:

Daiane Grassi disse...

Olá Marili, passo aqui para te desejar uma ótima semana e lembre-se que estou aqui para te auxiliar no que for necessário! Abraços, Daiane

Jurema disse...

Lembrei do aniver de tua filha,pois é o mesmo dia que eu,lembrei daquela festa que fez para ela em sala de aula,fazem parte de minha memória,sei que da dela faz parte aquela musiquinha que ensinei e o Bruno trocava a letra.Também andei pesquisando algo sobre memória e postei no wiki algo interessante.Beijos ju

Maria Inês disse...

Minha querida Marili...

Foste a meu blog e te compadesseste, também te viste lá...
Lembrei dos filhos, marido, papagaios e tudo o mais que este pacote inclui,, mas não coloquei para não aumentar a auto piedade.
Já na tua postagem estás tão filosófica, que me puxei , puxei e não alcancei...
Quanto a coceirinha , foi algo que comi. Nada de pior...rsrsrss.
Parabéns pelo aniver da tua filhota!
Quanto as memórias...Tu és uma das mais doces da minha vida infantil e escolar. Lembro bem de como eras prestativa, mesmo aos seis anos de idade, tinha um coração imenso esabia dividir o lanchinho com os menos favorecidos que nós, e olha que éramos pobrinhas...(isto lá na 2ª série). Lembro que eu era gordinha e não sabia pular corda. Tu era também, mas sabia pular que era uma blza. Obrigava as gurias a me deixar pular. Lembra? Pois eu lembro. Lembro mais coisas e sempre boas, apesar da situaçao dificil que vivíamos.
Obrigada pela visita e o incentivo, minha grande Marili...
beijocas

Beatriz disse...

Oi Marili, que te parece Saramago? Seriam falsas as memórias acerca da tua filha? As memórias são influenciadas pelo momento em que os fatos aconteceram e de como nos encontrávamos em termos emocionais? O tempo esvanece a realidade? Um abraço
Bea

marili futura pedagoga disse...

Oi Bea, fiz a postagem em meu blogger, mas descordando de tudo que ali estava escrito, pois da forma com que ele vê a realidade não é termos uma realidade ou um fato... Temos vários e fica difícil até definir a verdade das coisas. Toda a visão que tivemos, temos ou teríamos das coisas são puramente uma moldura que cada um de nós podemos ter, parece que somos uma ilha... Presa em cada um de nós.Se tudo o que ele relatou e levando em consideração que tanto nosso aprendizado quanto nossa história é forjada pelo tempo, nós não adquirimos elementos para nossa memória... Portanto, fatos que acontecem ou viram a acontecer não existem ou existirão? Se continuarmos a refletir podemos ver que desta forma, em não existindo nada em comum entre as pessoas, somos uma ilha... Isolados uns dos outros...Contradizendo tudo aquilo que pregamos.
Não concordo com ele...! A vida é o que é...! Se pensarmos como ele pensa, não teremos a verdade, e sim as verdades... Complexo não?
NÓS SOMOS O REFLEXO NO ESPELHO QUE O MUNDO NOS CRIA...
DEVE SER POR ISSO QUE ELE VIVE NUMA ILHA DESERTA NA ÁFRICA.