quinta-feira, outubro 15, 2009
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Como relata Regina Hara em seu texto “Alfabetização de adultos: Ainda um desafio”: "O contato com adultos não escolarizados nos mostra que todos sabem algo, não só coisas do concreto, mas têm um conhecimento intelectual a respeito da escrita. O que falta, muitas vezes, é auxiliar a desvelar esse conhecimento e criar condições para que possam elaborar novos conhecimentos, obter novos dados e reorganizar o conhecimento. Repensar fatos estabelecidos há certo tempo, e que hoje começam a incorporar novas situações, auxilia a rever a prática de alfabetização de adultos."
Entendo que o professor em seu trabalho deve antes de qualquer coisa valorizar os conhecimentos de seus alunos, ouvindo sobre experiências, suposições, sabedorias relacionando sempre aos seus conceitos teóricos. Mostrar para o aluno que ele sabe, mesmo sem se dar conta disso, pois isso estimulará o exercício de cidadania de cada um.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Marili trabalhar com educação de jovens e adultos parece ser um grande desafio. São alunos que tem muito a aprender, mas também muito a nos ensinar. Realmente é importante que o professor valorize os conhecimentos de seus alunos e ajude-os a descobrir tantos outros, respeitando e valorizando suas especificidades.
Um abraço, Simone - Tutora sede
Postar um comentário