
Usei a música como um instrumento pedagógico por que ela também faz parte de nosso recreio escolar.
Realizei um debate em sala de aula, envolvendo temas e ritmos musicais para saber o que as crianças ouviam e gostavam de dançar. Ouvir, perceber e discriminar fontes sonoras e produções musicais.
Envolver ludicamente a criança no mundo musical, favorecendo a imitação, invenção e reprodução de criações musicais.
“Interdisciplinei” o tema, pesquisando obras de compositores e sua influência na cultura.Construi um novo olhar sobre a música popular brasileira, a partir da conscientização, análise crítica e expressão, favorecendo o sentir, o fazer e o refletir. Pude perceber que todos eles tem preferências, e estilos semelhantes, pois falaram muito em músicas que tocam no rádio diariamente, que são sucessos no momento e principalmente o fank que liderou no grande grupo, com o estilo da dança e tudo mais.
Trabalhei com uma coletânea de músicas essencialmente pedagógica, para através desta inter relacionar as disciplinas, contemplando assim todos os conteúdos de meu planejamento previsto para o trimestre.
Iniciei com a educação física que por si só, já proporciona momentos lúdicos através de inúmeras brincadeiras prazerosas. Os alunos em relação a recreação, já se mostram mais tranqüilos e observadores na hora de iniciar as brincadeiras. A correria e as brigas diminuíram bastante.Tem ainda aqueles que querem liderarem sempre, mas já sabem esperar a sua vez. O jogo caçador é o número um e não pode faltar.
É notório o crescimento e a maturidade deles no trabalho feito no pátio.