quinta-feira, outubro 14, 2010

Minha Mamãe Xerife da 11ª edição da Feira do Livro em Alvorada

                          
    Foi aberta na tarde do dia 06 em Alvorada, a 11ª edição da Feira do Livro.

A abertura oficial se deu por volta das 14 h, quando João Carlos Brum, prefeito da cidade, que estava acompanhado do vice prefeito Geovani Garcia, um dos coordenadores da feira, fez o discurso inaugural. Nele, Brum saudou as centenas de pessoas que estavam presentes, mencionou a patronesse da feira,
Jane Tutikian e a Xerife, Nair Monroe.
Na seqüência, houve o rompimento da faixa por parte do prefeito, ato comum em abertura de eventos. Crianças do projeto Recrear, que é supervisionado pela secretaria de educação do município e alunos de escolas de educação infantil privadas de Alvorada, puderam se divertir com atrações infantis que circulavam pela feira.
O atual governo municipal de Alvorada fez uma homenagem para essa pessoa maravilhosa que por décadas trabalhou na área da educação e até hoje presta sua solidariedade em prol ao crescimento desse município.

MINHAS APRENDIZAGENS - EIXO II

Segundo Semestre e com ele muitas atividades a serem desenvolvidas, novas descobertas e o principal como conciliar, família, trabalho, lazer nem pensar era só aproveitar o máximo e organizar o tempo que restava. Ainda estava me descobrindo e com a interdisciplina de Psicologia comecei a entender melhor o comportamento humano. Ler Freud e as fases do desenvolvimento humano foi base fundamental para a mudança em minha prática docente, evoluindo cada vez mais em meus conceitos e minhas atitudes.
Entender, comparar e relacionar a educação nos tempos atuais valorizando o passado e avançando sempre com novas reflexões, reconstruindo nossos conhecimentos e inovando nossas práticas pedagógicas. Lembrar que as brincadeiras são passadas de geração para geração foi voltar ao tempo e ficar orgulhosa em reviver momentos inesquecíveis.
A interdisciplina Fundamentos da Alfabetização me deixou mais tranqüila, pois, nunca havia trabalhado com 1ª série e a partir das leituras pude entender o principal objetivo que é possibilitar ao meu aluno formas prazerosa de ler e escrever partindo de sua bagagem e seu cotidiano na descoberta de novas aprendizagens. Pensadores como Paulo Freire nos mostra que a criança aprende a ler o mundo antes de codificar letras e então numa relação dinâmica vincula a linguagem e realidade. Segundo Ferreiro (1998), alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da escrita e letrar significa levá-lo ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita, exigindo uma ação deliberada do professor com qualificação de quem ensina.
O Seminário Integrador sempre trazendo novidade, Slids, gráficos, planilhas, wiki e eu me sentindo a intelectual enchendo de gifs em tudo que fazia. Como disse a Professora minha página parecia um carro Alegórico. Mais pra mim era o máximo, queria mostrar tudo que tinha aprendido. Levei para a minha sala de aula o trabalho das brincadeiras que passam de geração para geração e os pais adoraram participar com depoimentos e até mesmo construir com seus filhos e relembrar algumas brincadeiras de sua época.

http://lilapead.blogspot.com/2007/07/aula-presencial-de-histria.html

REVENDO MINHAS APRENDIZAGENS – Eixo I

No inicio do curso me senti uma formiga no meio de elefantes, como se tivesse caído de para quedas em terras desconhecidas. Mais foi só o primeiro impacto tudo era novo e tinha muito a aprender com as tecnologias, que muitas vezes me fez entrar em parafusos, chorar por não estar conseguindo trabalhar, mas que também me trazeuxe muita alegria em alcançar meus objetivos. Posso dizer que antes do curso era BIUS “bichinho ignorante operando o sistema” uma analfabeta virtual. Essa interdisciplina foi fundamental para que eu chegasse até aqui e tudo que sei foi através do PEAD.

Seminário Integrador o elo que nos une até hoje, nos estimulando, abrindo novos horizontes, meu porto seguro. Durante todos esses anos fui incentivada a ser uma pessoa mais crítica, desenvolver mais minhas habilidades, organizar meu tempo para que eu adquirisse novos conhecimento transformando minha vida pessoal e profissional.

A Interdisciplina Escola, Projeto Pedagógico e Currículo me fez compreender a real importância do PPP em uma escola. Ainda hoje estamos reelaborando o PPP de nossa escola, fazendo contemplar as novas mudanças que vem acontecendo todos os anos com uma reflexão bem diferente de anos atraz.

Na Intedisciplina Escola, Cultura e Sociedade como fazer para ler tanto e o pior interpretar filósofos que até então conhecia somente pelo nome. Foi bastante difícil encontrar tempo para decifrar enigmas, que para mim naquele momento eram. Hoje só tenho a agradecer por tudo que aprendi me sentindo uma pessoa mais atuante e refletindo de formas bem diferente o meu papel como educadora.

Algumas atividades: http://lilapead.blogspot.com/2006/09/o-conto-da-ilha-desconhecida.html http://lilapead.blogspot.com/2006/10/atividade-02-escola-cultur_116036143709483555.html http://lilapead.blogspot.com/2006/11/max-weber_02.html

" ser radical é agarrar as coisas pela raíz

e a raíz para o homem é o próprio homem"

                                 KARL MARX

sábado, outubro 02, 2010

RECORDAR É VIVER......


Fazer uma reflexão sobre o início do curso é especial. lembro como se fosse hoje nosso primeiro encontro na Escola Alfredo José Justo abrindo nosso primeiro Blogg. A professora Bea tirando fotos e eu mais boba impossível. Não fazia idéia do que viria pela frente, mais ali pronta para novos desafios. Para mim que estava afastada a muitos anos de sala de aula como aluna tudo era novidade, mais sempre lembrando que não era mais uma adolescente e sim mãe, esposa e dona de casa. Foram muitas mudanças que tive que adaptar em minha rotina diária, a final estava realizando um grande sonho e para isso não poderia deixar essa chance passar. A cada aula presencial, voltava para casa com muitas dúvidas, mesmo assim nada de desistir e sim ir aprendendo devagar todas aquelas novidades Blog, Wiki, skipe, Rooda, Gmail, fórum entre muitos outros. Claro que tive muito apoio por parte de colegas, irmãs e cunhados que até hoje me apóiam e me dão suporte quando me desespero com algumas dificuldades. Iniciei com um velho computador que resistiu por dois anos, meu companheiro diário. Já se passaram mais de oito semestres e estou hoje fazendo minha retrospectiva acadêmica que a trancos e barrancos consegui chegar. Não posso deixar de agradecer também o carinho de todos os professores e tutoras que ouviram meus lamentos e minhas inseguranças durante todos esses anos. Hoje me vejo outra pessoa e só tenho a agradecer por tudo aquilo que conquistei e continuarei a busca de novos saberes.