domingo, maio 16, 2010

3ª Semana de Estágio....




Essa semana foi bem curta, mais curta mesmo com somente dois dias de aula com alunos. Para iniciar a aula apresentei o livro “Alfabeto de histórias” que traz além do alfabeto com letras maiúsculas e minúsculas traz muita ilustração eles ficaram encantados com as ilustrações que eram bastante coloridas e com personagens que todos conheciam. Mesmo antes de eu ler para eles a história que cada página trazia, já começaram a fazer relação com as letras do alfabeto e outros animais e objetos com as letras iniciais e com o mesmo som. Após ouvirmos e cantarmos a música o “Abecedário da Xuxa” nossa leitura e interpretação ficou ainda mais dinâmica e envolvente. Em seguida fizemos o relato da letra da música e alguns já conheciam, pois, suas professoras já haviam cantado com eles e outros só lembravam da Xuxa. Como havia dito em meu planejamento, não deu tempo de construir o alfabeto com a letra da música, mas, trabalhamos na produção da história. Através das cenas que cada página trazia os alunos em duplas iam relatando e a professora ia escrevendo. Mesmo eles estando trabalhando em grupo os relatos contados eram diferentes até pelo número de objetos que apareciam nas cenas muitos visualizavam, mas não conheciam seus nomes. Logo após com o alfabeto de madeira móvel eles foram formando as palavras, dando a letra inicial e final dos objetos relatados em suas interpretações. Ainda é bastante visível à troca do f pelo v, o d pelo t, mas com o manuseio das letrinhas com o alfabeto móvel eles se dão conta do som e voltam para a correção é claro com a professora pronunciando o som da letra juntos. Também pintaram e colocaram as letras e números num desenho de um teclado de computador para conhecer melhor o computador onde digitamos nossas produções .

2ª Semana de Estágio.....

Esta segunda semana foi bem agradável pois com música nossa aula teve mais animação por parte dos alunos e da professora é claro.

No início os alunos ficaram só ouvindo e olhando a professora cantar a música dos indiozinhos mais logo em seguida todos começaram a fazer os gestos e aí foi só descontração.
Quando a música parou pediram para ouvir e cantar mais uma vez e assim se deu nossa aula. Então chegou a hora do conto e todos sentados ficaram ansiosos esperando para manusear e olhar o livro da história que seria contado pela professora.
Durante a realização das atividades foram surgindo muitas perguntas e respostas também pois mesmo eles estando no 2º e 3º anos já conhecem o índio e muitas de suas características. Para minha surpresa, quanto ao questionamento de suas certezas e dúvidas eles começaram a afirmar que os índios pintavam a cara com uma tinta que eles tiravam de uma árvore e viviam nus porque eram livres e moravam em contato direto com a natureza e mais ainda, não compravam comida porque pescavam e plantavam pra se alimentar. Em nossa troca de conhecimentos pude observar que os relatos orais trouxeram motivação para o meu aluno expressar-se verbalmente com segurança e riqueza de detalhes. Desenharam a história e pintaram de forma que todos participassem. Fiquei encantada com a forma espontânea com que eles interagiam enquanto trocavam idéias sobre o Menino Poti, história contada pela professora. Com os alunos de 4º ano e 4ª série usamos a tecnologia fazendo produção textual digitadas no word. Buscaram através do google a história dos índios no Brasil e em duplas realizaram suas produções. Claro que sempre pedindo o auxílio da professora quanto ao uso das ferramentas que ainda não conheciam. Ainda com o uso do computador fizeram atividades com operações de adição, subtração e histórias matemáticas. Os alunos trabalharam em duplas e mostraram-se muito interessados em realizar as atividades no computador que em minha observação teve uma concentração maior do que se estivessem realizando-as no caderno. O entrosamento entre eles quando estão à frente de um computador mostram mais maturidade, habilidade e responsabilidade em conseguir atingir seus objetivos. É uma pena que a disponibilidade dessa tecnologia nos conceda somente alguns minutos por semana.

1ª semana de reflexão...e bota refletir nisso!!!!!!!!!!

                                      
                                                        
Em minha atual trajetória na educação em busca pela construção de novas visões vejo que meus alunos necessitam de estímulos específicos e de método investigativo, compreendido na realidade ou em espaços diferentes onde interagimos oportunizando o mesmo com uma teia de conexão na construção de conceitos de forma lúdica, pessoal e significativa.

Assim relembrando Paulo Freire "a educação reproduz a estrutura dinâmica e o movimento dialético do processo histórico pelo qual o homem se faz homem e aprende a dizer a sua própria palavra e assume conscientemente sua condição humana ".
Depois de muito tempo trabalhando com 3ª e 4ª séries este ano estou fazendo novas descobertas. Primeiro fazendo estágio da faculdade e segundo trabalhando no laboratório de aprendizagem, espaço este que atende várias turmas e níveis de aprendizagens diferentes. Nossa primeira semana foi bastante calma, conversas informais, inteiração com os grupos, ajuste de dias e horários para não baterem com as aulas de capoeira e aulas de canto. Estava bastante ansiosa quanto aos 2º e 3º anos, pois já havia mais de 10 anos que não trabalhava com essas turminhas e para a minha surpresa, foi mais fácil que eu imaginava, eles interagiram o tempo todo, realizando as atividades propostas sem deixar de investigar tudo que tinha na sala de aula: jogos, livros, brinquedos, caixas etc. Quanto às outras turmas nosso envolvimento foi bastante satisfatório, pois a busca de interesse por parte dos alunos geraram debates e trocas entre eles no trabalho desenvolvido: leitura, interpretação e produção textual relacionados a literatura infantil. Esta semana ainda tivemos a visita da escritora Monika Papesku que trouxe seu primeiro livro infantil “Peixinhos”. Com sua forma lúdica encantou todos, mostrando criatividade, diversidade, valores, respeito e união. Os alunos interagiram com curiosidade o tempo todo enquanto a escritora contava sua história. Em fim a semana de Monteiro Lobato trouxe ainda mostra e exposições de trabalhos construídos pelos alunos.




(Atendendo as solicitações e respondendo os questionamentos).


Estou sim muito estimulada a realizar esse trabalho no laboratório de aprendizagem aqui na escola Monteiro Lobato. Sabes porque? Porque já não me vejo como uma simples trabalhadora em educação e sim como uma educadora. Meu estímulo é ainda maior pois sei que estou realizando o meu estágio de Pedagogia. Um curso que me empolgou fazendo renascer em mim muitas esperanças no exercício de minha profissão, mesmo sem aumento de salário.
Sinto-me preparada para tal pois entendo que o laboratório de aprendizagem é um espaço de investigação no processo ensino-aprendizagem, onde vou identificar o nível de aprendizagem que o aluno se encontra, buscar saber quais são realmente as dificuldades de cada um e num trabalho entrelaçado ao já desenvolvido pelo professor titular da turma.
Contribuirei usando novas estratégias e recursos necessários para que a aprendizagem aconteça. Quero que meus alunos saibam ler, escrever, pensar e expressar-se verbalmente sabendo argumentar ou discutir um fato o que não deixa de ser uma " dialética" adquirindo novas informações a cada dia e proporcionando novos conhecimento.
Há! eu aprendo muito com eles sim, porque vejo meu aluno como sujeito ativo, que pensa, interroga, questiona e que também consegue resolver situações difíceis no seu cotidiano, mostrando do que ele é capaz. Chego a me emocionar quando eles me relatam situações vivenciadas na família ou na vila onde moram pois meu ponto fraco é o coração.
Quanto as atividades proporcionadas no laboratório, estou sendo mediadora estimulando a aprendizagem do aluno fazendo com que meus objetivos pré- estabelecidos sejam alcançados.
Nos jogos eles vivenciaram momentos de habilidade, treinando a concentração, a atenção, o uso da memória e do raciocínio.
Com os livros, proporcionei momentos de leitura, relatos orais através das ilustrações que motivaram o aluno a expressar-se verbalmente e também deixando eles darem asas a suas imaginações criando cada um a sua história.
Com as caixas, oportunizei o desenvolvimento da criatividade, a observação de detalhes, cores e o reconhecimento de formas geométricas.
Outras atividades nortearão o meu trabalho durante meu estágio neste ano que são: vídeos para trabalhar a auto-estima, resgate de valores e diversidade cultural. Atividades artesanais e artes plásticas.
Quanto a visita da escritora Monika Papesku aprendi que a criança pode sim independente de sua idade escolar ou comunidade a que está inserida, fazer leituras críticas. Vou usar também como fonte de leitura jornais, revistas com meus alunos pois a grande maioria das crianças dependem da escola para ler, para ter acesso a livros, revistas e jornais.
Enfim eu ensino e aprendo a cada dia com meus alunos porque, aproveito o potencial de cada criança, suas experiências, suas dificuldades. Reforço diariamente a auto-estima fazendo com que eles se sintam capazes relacionando-se de forma harmoniosa com o grande grupo na sala de aula, na escola, na família e na sua comunidade.

segunda-feira, maio 10, 2010

Uma Semana Bem Agitada....

Minha semana foi bem mais intensa do que as outras, pois foi uma semana inteira dedicada as MÃES.
E não existe coisa melhor do que falar e fazer trabalhos para homenagear nossa mãe. O tempo foi curto para trabalhar com 5 turmas e atividades diferentes mais no fim deu tudo certo. Ensaio para fazer bonito na hora de cantar para mamãe e muita concentração para deixar tudo lindo, pois ela merece.
        


             Construindo com palitos de picolé um porta guardanapos.


                                                       
                                                              Olha como ficou lindo!!!!!
     
Cartão para mamãe!!!
Hora do conto, " Se as coisas fossem mãe"
painel com fotos e desenhos da história no Paint.

domingo, maio 09, 2010

VIVA A MINHA MÃE!!!!!!!!!!!!!!!!

  

"Seus braços sempre se abrem quando eu quero um abraço. Seu coração compreende quando eu necessito de uma amiga. Seus olhos ternos se endurecem quando eu preciso de uma lição. Sua força e seu amor me guiam e me dão asas para voar."
Sou a pessoa mais feliz do mundo pois tive e tenho exemplos de uma mulher que foi capaz de educar 12 filhos com mãos de aço para protejer e mãos de pelicas para dar carinho. Te AMOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!


 
Ser mãe!!!

"A melhor maneira de descrever uma mãe é através da soma de tudo de bom que existe na vida com o melhor que podemos oferecer. Ser mãe é viver em prol dos filhos, é ser incondicional em seu amor, é ser o próprio amor manifestado em mulher."  Meus filhos, minha maior riqueza e alegria!!!!!!!!!!!!!!

Semana da Educação

Dia 28 de abril nossa escola comemorou de uma forma diferente o dia da EDUCAÇÃO. Fizemos uma passeata juntamente com alunos, professores, funcionários e alguns pais de alunos, que deixaram de lados seus afazeres e juntaram-se a nós com o intuito de mostrar a toda a comunidade a importância da educação na vida de todos, pois quando falamos em educação pensamos imediatamente em professores, alunos, escolas pois essa palavra nos remete ao Universo Escolar e dessa forma nossa passeata relizou um manifesto de que a educação não está somente alí dentro e sim na comunidade e sociedade que estamos inseridos. Achei bem gratificante, mais não muito emocionante pois a forma em que as pessoas nos viam não eram de encantamento e sim de uma brincadeira com as crianças em um desfile.




Dias 29 e 30 de abril participamos de oficinas realizadas pela Smed que nos proporcionou mais qualificação com palestras bastante interessantes.