sábado, novembro 14, 2009

Reflexões sobre a surdez...

Em minhas reflexões hoje já entendo que nem todo o surdo é mudo e nem todo o mudo é surdo. precisamos conhecer a deficiência para que possamos compreendê-la.
Segundo a FENEIS ( federação Nacional dos surdos ) o surdo-mudo é a mais antiga e incorreta denominação atribuida ao surdo, e infelizmante ainda utilizada em certas áreas e divulgada nos meios de comunicação como se fossem a mesma coisa. Hoje já posso dizer que o surdo é um indivíduo em que a audição não é funcional para todos os sons e ruídos ambientais da vida; que apresenta altos graus de perda auditiva, prejudicando a aquisição da linguagem e impedindo a compreenção da fala através do ouvido. Após realizar a atividade em que precisaria entender a linguagem de sinais busquei através de um amigo este suporte e fui mais além onde pude observar que toda a bagagem que ele adquiriu foi por estar inserido em uma família de pais surdo e ele sendo um ouvinte, desenvolveu o sistema de sinais naturais para se comunicar fazendo parte então dessa comunidade. Alguns estudos mostram que a aquisição da língua de sinais se processa igualmente à aquisição da língua oral-auditiva, obedecendo a maturação da criança, que vai internalizando a língua a partir do meio histórico sócio-cultural em que vive. Os ouvintes se alfabetizam pelo som, porém as crianças surdas se alfabetizam pelo visual; elas precisam representar pela escrita sua fala, que é a língua de sinais, que possui características visuo-espaciais, processa seus pensamentos através de sinais, passando a escrita para outra língua, em nosso caso o português.

O MENINO SELVAGEM - LIBRAS

O filme narra a história de um menino que andando como um bipide, não falava, não sabia ler e tão pouco conhecia a escrita. Com cerca de 12 anos de idade e nunca ter antes tido contato com a sociedade passou a ser um "objeto" de estudo de um professor ávido pelo conhecimento da condição humana.
Este filme me fez lembrar das histórias que papai contava quando era uma criança, a história falava de 2 irmãos gêmeos Rômulo e Remo que foram abandonados na selva e sobreviveram porque foram amamentados por uma loba. Mais tarde um deles Rômulo foi o fundador de Roma e seu 1º rei.
















domingo, novembro 08, 2009

Respondendo questionamento - Libras

Prezada Simone:
As necessidades regem nossas reações, e aquelas, no momento em que estamos com espaços de tempo reduzidos, nos levariam a talvez buscar outros Julianos.
Todos sabemos que a dependência nem sempre é salutar, que devemos buscar meios próprios para resolver problemas, o que talvez, neste caso serviriam pesquisas de publicações relativas a língua de sinais, demandando porém um tempo que não se possuía.