sábado, novembro 08, 2008

NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA



A ESCOLA QUE QUEREMOS DEVE CONTRIBUIR ATRAVÉS DE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA, OPORTUNIZANDO O ACESSO AO CONHECIMENTO, SUA CONSTRUÇÃO E RECRIAÇÃO. ESTA CAMINHADA DEVE ESTAR ANCORADA NA REALIDADE DO ALUNO, VALORIZANDO SUAS EXPERIÊNCIAS, SABERES, INTERESSES E CULTURA; OBSERVANDO SEMPRE A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, PARA A EFETIVAÇÃO DO PROJETO – POLÍTICO – PEDAGÓGICO DA ESCOLA QUE QUEREMOS.

domingo, novembro 02, 2008

ESCOLA E DEMOCRACIA...



A escola é um dos instrumentos mais importantes no processo de construção de uma sociedade para todos. Não há como refletir sobre a escola dissociada da sociedade da qual ela faz parte e com a qual forma uma totalidade complexa. Há entre elas uma ação recíproca, podendo ambas interferir uma na outra numa relação constante.

Essa é uma das razões porque a escola é considerada um lugar privilegiado para educar em direitos humanos e na construção da cidadania. Assim, a escola deve assumir o compromisso de capacitar os indivíduos para serem autores e atores do projeto de sociedade em que vivem, trabalhando a consideração pela liberdade do outro e seus direitos individuais, lutando em defesa dos interesses sociais e dos valores culturais, combatendo os preconceitos e respeitando as diferenças.