quinta-feira, agosto 28, 2008

SABERES PEDAGÓGICOS



"Têm-se cobrado dos professores responsabilidades que ultrapassam suas atribuições no plano individual. Cabe-lhes, sim, apontar coletivamente caminhos institucionais para enfrentar essas novas demandas.”

"Para enfrentar os desafios das situações de ensino, o profissional da educação precisa da competência do conhecimento, de sensibilidade ética e de consciência política."


Políticas, estrutura e organização - José Carlos Libâneo.

sábado, agosto 23, 2008

PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA JÁ!!!!!!!!!!!!!!!



O desenvolvimento do homem se dá através de sua atividade, de sua participação, a qual está sujeita a leis objetivas que só serão aptadas vivendo a experiência da construção do mundo objetivo onde vive. Para tanto é necessário que os homens e as mulheres possam se sentir aguerridos e possam exercitar a criatividade no seio da sociedade.
O desenvolvimento humano se dá através de atos inovadores, de novas idéias, de novas formas sociais que despertam novas necessidades e abrem novas possibilidades de ação.
A viabilidade de tal compreensão só é possível mediante a gestão democrática da educação, no seu amplo sentido e abrangência, pois só ela permite o construto da participação coletiva por meio da criação e/ou aperfeiçoamento de instrumentos que impliquem a superação das práticas autoritárias que permeiam as práticas sociais e, no bojo dessas, as práticas educativas.

"O bom professor é aquele que cria a insatisfação do aluno com sua forma de vida"

SER ADULTO...

A minha vivência enquanto adulto fora diferente da sociedade de hoje. Primeiro por vir de uma família de doze irmãos o que me levou à um amadurecimento através de minha própria ótica ou seja, a realidade que vivenciava.
Acredito que me tornei adulta fazendo perguntas e ao mesmo tempo respondendo-as. Não sei se de fato correspondiam minhas espectativas, de qualquer forma, me tornei mulher, mãe, educadora e formadora de opinião.

terça-feira, agosto 12, 2008

PROJETOS DE APRENDIZAGEM



A primeira aula presencial do 2º semestre nos mostrou que temos capacidade de saber, fazer escolhas e de posicionar-mos frente a novos desafios lançando novas idéias, possibilidades e que somos também responsáveis pela construção do conhecimento.
Tenho muitas curiosidades e a que mais brilha é aquela que levarei para a próxima aula presencial e estou bastante ansiosa para trocar com o grande grupo.

Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo,
os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."
(Paulo Freire)

TEMPO!!!!!!

Não foi muito fácil organizar o tempo em minha rotina diária, mais sei que tenho que ter uma vida mais regrada para conseguir conciliar meu trabalho, minha família, meus estudos, meu lazer que atualmente é muito pouco e força para alcançar tudo aquilo que desejo.
Sou a peça fundamental na minha família. Além de trabalhar, estudar sou esposa, mãe, dona de casa, faxineira, cozinheira e motorista. Tenho que ter tempo para dar carinho e ter muita paciência com os meus dois adolecentes que precisam muito de mim. Apesar de tudo sou muito feliz e quero sim, concluir meus estudos e atigir meus objetivos, tendo uma formação acadêmica e para isso farei todo o sacrifício possível para ir até o final.