terça-feira, julho 29, 2008

FÉRIAS!!!!!!!



Foi um semestre bem complicado para mim, mais como tudo dá certo no final, hoje estou me sentindo completamente de FÉRIAS!!!!!!!!!!

quarta-feira, julho 02, 2008

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS


Quando desenvolvo minhas aulas de Estudos Sociais tenho como objetivos:

Preparar meus alunos para o exercício de cidadania, mostrando-os que pertencem as realidades em que estão inseridos, as quais estão em constante transformação.

Neste sentido é fundamental considerar e valorizar os conhecimentos prévios das crianças, criando situações de trocas de informações e opiniões.

Conforme foi citado na última aula pela professora Maria Aparecida Bergamaschi:

O conhecimento histórico é uma construção e para construirmos, precisamos escolher a forma de abordagem com a qual investigaremos um determinado contexto histórico, localizando no tempo e no espaço uma série de acontecimentos da vida coletiva, que ficaram registrados por meio de escritas, desenhos, pinturas, memórias individuais e coletivas, fotografias, instrumentos de trabalhos, fragmentos de utensílio, entre outras possibilidades.

A disciplina de Estudos Sociais contribui para que aprendamos a conviver em sociedade, respeitando as regras delimitadas a ela.

Devemos ensinar nossos alunos a terem um olhar crítico sobre as coisas, a olhar para si mesmo, a aprender a respeitar o próximo, aceitando suas opiniões, compreendendo que o homem é o ser transformador da sociedade e que ele faz a sua história ao longo do tempo.

AUTONOMIA EM PAULO FREIRE




A pedagogia da autonomia, de Paulo Freire nos alerta para as seguintes questões:
Respeito ao saber do educando, às suas experiências, sua história, cultura, valores, busca de Práticas Pedagógicas apropriadas à comunidade; educação autêntica. Aprender com
ensinar é permitir a construção do conhecimento.

PLANO DE ESTUDOS...

Aprimorar meus conhecimentos no Pbwik não foi nada fácil para mim que tudo que sei até hoje foi por meus esforços e poucas ajudas. Sei que me foi oferecido oficinas no pólo, mas com tudo que tinha pra fazer além dos trabalhos de outras interdisciplinas ainda me eram cobrados em minha escola os relatórios de avaliação de todos os meus alunos para fechamento do 1º trimestre. Foi para mim e está sendo o semestre mais intenso e bastante complicado, mas estou fazendo o possível para concluir tudo aquilo que me comprometi em realizar mesmo que não esteja 100 %. Colocar slides, música, vídeos na página do wiki foi meu objetivo e estou realizando. Hoje já aprendi como ter em minha página vídeos, músicas e slides.
Passos que segui: Fui ao you tube e selecionei os vídeos que mais gostei, copiei o endereço fui para a minha página e após ter feito o login editei uma nova página com o nome de PEI MÚSICAS E VÍDEOS, cliquei na barra de ferramentas em insert plugin, cliquei novamente quando abriu em vídeo you tube, aparecendo um novo espaço colei o endereço do vídeo que escolhi e em seguida em next e finish e finalmente salvei em minha página o vídeo selecionado. Adorei, pois, relembrei alguns vídeos com músicas que me remeteram a minha juventude. Que tempo bom!!!! Olha só que gostoso reviver esses momentos!!!