segunda-feira, abril 21, 2008

Representação do mundo pela matemática

Através do material concreto e jogos desenvolvo em meu aluno sua capacidade de pensar, refletir, analisar, compreender conceitos matemáticos, levantar hipóteses, testá-los e avaliá-los com autonomia e cooperação. Não um aprender mecânico, repetitivo, de fazer sem saber o que faz e por que faz. Muito menos um aprender que se esvazia em brincadeiras. Mas um aprender significativo do qual o aluno participe raciocinando, compreendendo, reelaborando o saber produzido.

“Brincar é mais do que uma atividade sem conseqüência para a criança. Brincando, ela não apenas de diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive, se relaciona com este mundo”.

MEMÓRIA - ESTUDOS SOCIAIS.

Quantas saudades senti durante a primeira aula de Estudos Sociais, algumas prazerosas outras nem tanto. A principio lembrei de minha infância e minha vida escolar nas séries iniciais. Foram tantos relatos que fui de encontro a muitos deles e me vi nesse passado que se fez presente por alguns instantes. Eu era uma criança muito tímida e tinha medo de ser repreendida pela professora, mas não gostava de copiar e decorar hinos e mapas da forma que eram solicitados por ela. Queria ser mais atuante e não só mais uma ouvinte e espectadora em sala de aula. Hoje busco trabalhar com meus alunos de forma diversificada relacionando o conteúdo de Estudos Sociais em nosso cotidiano escolar. Sou uma professora inovadora fazendo com que o grande grupo participe trazendo suas vivências para dentro da sala de aula, interagindo e mostrando que fazemos parte de uma sociedade e que somos dignos podendo transformá-la em uma sociedade melhor.

Análise do Portfólio 2007 (complemento)

Como foi solicitado pela professora Bea, estou aqui para complementar minha 1º postagem sobre a análise de meu portfólio 2007, relatando sobre a escolha da atividade referente à minha apresentação realizada em janeiro deste ano.
Como já havia relatado no portfólio e em minha apresentação individual, não tive dificuldade em expor minha figura e minhas idéias frente a outras pessoas, e sim, medo de ser avaliada ou julgada por minha postura ou idéias. Enfim escolhi as atividades relacionadas a interdisciplina de Teatro. Acreditando que através dessa, Foi notórias as mudanças ocorridas em minha vida pessoal e profissional. Sinto que através do trabalho realizado em sala de aula, todos se mostraram envolvidos e importantes, encenando e interagindo com o grande grupo. Ouve tal mudança de comportamento que venho sempre envolvendo teatro e dramatização evidenciando formas lúdicas em todas atividades propostas em sala de aula. Hoje não vejo mais barreiras nem medo de me relacionar com aquilo que era para mim constrangedor e desafiador.