terça-feira, novembro 28, 2006

ESC - 8 INTEGRAÇÃO





UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE
ATIVIDADE ECS 8 - INTEGRAÇÃO
POLO ALVORADA
PROFESSORA VERA CORAZZA
TUTORA FERNANDA
NOSSAS IMPRESSÕES...COMENTÁRIOS SOBRE O CURSO.
GRUPO F


Não foi nada fácil buscar o relato sobre a trajetória do curso de todos fazem parte do grupo F.
Mas ainda com os contados e visitas nos bloger dos colegas pude sentir e visualizar o empenho , angustias e acima de tudo o progresso nessa nossa trajetoria em busca de um só objetivo,o tão esperado curso de graduação.É visível que todos estamos enfrentando dificuldades com a informática,mas aos poucos estamos nos superando e mostrando que somos capazes de nos adaptarmos a novos desafios.
Algumas colegas como a Evanice, a Cristiane do Polo Alvorada , a Silvana Cipriano do Polo de Saõ Leopoldo e a Suzana do Polo de Sapiranga estão sempre sintonizadas,trocando idéias e fazendo comentários de incentivos para que possamos chegarmos juntas até o final mostrando uma espectativa muito grande com o nosso curso. PARÁBENS A TODAS!!!

" QUALQUER COISA QUE NÃO TENHA DADO CERTO NO PASSADO
NADA TEM A VER COM O QUE VOCÊ FARÁ AGORA"

quinta-feira, novembro 16, 2006

SONHANDO SEMPRE.....


" O QUE ME FAZ ESPERANÇOSO NÃO É TANTO A CERTEZA DO ACHADO,MAS MOVER-SE NA BUSCA"
PAULO FREIRE

terça-feira, novembro 07, 2006

CURTINDO A FAMÍLIA

Já estava com saudades desses momentos...
A cobrança é grande, mas todos sabem da importância do Pead para mim.

sexta-feira, novembro 03, 2006

E C S -- 7



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DISCIPLINA : ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE
ALUNO : NAIR MARILI
PROFESSORA : VERA CORAZZA
POLO ALVORADA


MARX E ENGELS

Filósofos , cientistas , propagandistas , militares , revolucionários.
A vida dos dois pensadores que fundaram a " ciência do proletáriado "

Karl Marx foi economista , filósofo e socialista alemão, estudou na Universidade de Berlim principalmente a filosofia hegeliana. Conhecido pelo nome de Tréves era filho de Hirschel Marx um advogado de origem judáica e de Henriette Pressburg uma dona de casa. Em 1842 assumiu a chefia da redação Jornal Renano em Côlonia , onde seus artigos radical democratas irritaram as autoridades. Em 1843 , mudou-se para Paris , casou-se com Jenny Vonwestphalen. Deste casamento , Marx teve 5 filho : Franziska ,Edgar ,Eleanor , Laura e Guido. Franziska, Edgar e Guido morreram na infância, provavelmente pelas péssimas condições finaceiras a que a família estava submetida. Em 1844 conheceu em Paris Friedrich Engels, nascido em 28 de novembro de 1820 na Alemanha e faleceu em 05 de agosto de 1895, Engels era filho de um rico industrial de Barmem ( Alemanha ) é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do MATERIALÍSMO HISTÓRICO.
Na juventude fica empressionado com a miséria que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família. Marx foi expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizaçõea clandestinas de operários e exilados.
Ao mesmo tempo que na França estourou a revolução em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o FOLHETO O MANIFESTO COMUNISTA , primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada MARXISTA.
karl marx, desde o princíipo da suas atividades jornalistas e políticas aproximou-se das causas populares, incitando os que tivessem sede e fome de justiça a se unirem, a organizarem e a reinvidicarem. Este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do Comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo ele, o Capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
para Marx os trabalhadores estariam dominados pela ideologia da classe dominante, ou seja, as idéias que eles têm do mundo e da sociedade seriam as mesmas idéias que a burguesia espalha.
o capitalismo seria atingido por crises econômicas porque ele se tornou o impedimento para o desenvolvimento das forças produtivas.
para Marx, quando mais o mundo se unifica economicamente mais ele necessita de socialismo.

Principais obras:
  • Manuscrito econômico- filosófico(Okonomisch-Philophische Manus kript), 1844(publicado apenas em 1930).
  • A guerra civil na França(critica filosofia do Direito de Hengel)
  • A sagrada família(Die heilige familie), 1845
  • A ideologia Alemã(Die dentsche ideologie), 1846
  • Miséria da filosofia(Das E lend der Philosophie), 1847
  • Manifesto do partido comunista(manifest der kamm nistischen Partei), 1848
  • Trabalho assalariado e capital, 1849
  • O 18 Brumário de Luís Bonaparte(Der 18 Brumaire des Louis Bonaparte)
  • O capital(Das kapita)-Livro publicado em 1867; livros I publicado em 1867; livros II e III publicado postumamente por Engels.

  • ENGELS
  • A sisuação das classes trabalhadoras na INGLATERRA ( 1845 )
  • O manifesto Comunista ( 1848 )
  • Anti - During ( 1878 )
  • A origem da Família da Propriedade Privada e do Estado (1884 )
  • Ludwig Feverbach eo Fim da Filosofia Alemã (1888)
  • Do Socialísmo Utópico ao Científico (1890)

SOMOS OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS PELO QUE SOMOS



" ser radical é agarrar as coisas pela raíz
e a raíz para o homem é o próprio homem"
KARL MARX

E C S - 6 WEBER ( 1 e 3 )








UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DISCIPLINA : ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE
ALUNO NAIR MARILI
PROFESSORA VERA CORAZZA
POLO ALVORADA

RELATO DO DEBATE NO FORUM
DURKHEIM-- WEBWE-- MAX


  1. ESCOLA DEMOCRÁTICA X ESCOLA AUTORITÁRIA
  2. DIFERENTES REALIDADES NA ESCOLA
  3. POUCO INTERESSE CULTURAL, FORMAL E RELIGIOSO DOS PAIS PASSADOS PARA OS FILHOS ,CABENDO MUITAS VEZES AO PROFESSOR RESGATAR A AUTO ESTIMA DE SEUS ALUNOS
  4. HIERARQUIA ACIMA DOS INTERESSES DOS ALUNOS, SENDO A TODO TEMPO REFORÇADA , TORNANDO O PROFESSOR ORA DOMINADO ,ORA DOMINANTE
  5. AS ESCOLAS ESTÃO PORPOCIONANDO ESPAÇOS PARA QUE POSSAM INSERIR O ALUNO NA SOCIEDADE ATRAVÉS DOS PROJETOS EDUCACIONAIS QUE LHES FAÇAM REFLETIR , QUESTIONAR E TRANSFORMAR SUA SOCIEDADE. WEBER OBSERVA CLARAMENTE QUE DENTRO DAS ESCOLAS OS PAPÉIS DE DOMINANTES E DOMINADOS PODEM SE INVERTER.
  6. SERÁ QUE A DEMOCRATIZAÇÃO ESTÁ CRIANDO SUJEITOS SEM LIMITES? SERÁ QUE O PODER TRANSFORMA O SUJEITO? APRENDI MUITO COM O FORUM DE DEBATES , COISAS QUE NÃO HAVIA AINDA COMPREENDIDO PASSEI A REFLETIR DE FORMA DIFERENTE.

E C S - 5 WEBER II




UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DISCIPLINA : ESCOLA CUITURA E SOCIEDADE
ALUNA : NAIR MARILI
PROFESSORA : VERA CORAZZA
POLO ALVORADA



Situações vividas no meu local de trabalho , que possam ser analizada a
partir da teoria de WEBER atentando para as relações;

SER / ESTAR X PAPÉIS
PODER / HIERARQUIA


Analizando o texto de WEBER para a relação e a questão do dominio entendo que no ambiente escolar vivênciamos todos os dias situações onde somos dominados e dominadores. Na sala de aula o professor é aquele que sabe e , portanto , a autoridade local do poder. Evidentemente que se faz necessário determinadas organizações para que exista situações para a aprendizagem , com planejamentos prévios voltado para a realidade dos alunos , comunidade e com objetivos a serem alcançados. Vejo em minha escola professores preocupados em ter domínio sobre a classe , pois acham que assim consiguirão atingir os objetivos usando aquela velha forma de alunos enfileirados com o auxílio do espelho de classe visando possibilitar e viabilizar a sua ação pedagógica.
O próprio método de avaliação é outra marca do poder e do controle nessa foma burocrática dominante na escola , materializando os resultados das avaliações qualificando o aluno em termos de notas . Mesmo adaptando a forma de avaliação por classificar e quantificar o aluno , mostrando que tem o poder de aprovar e reprovar o aluno.
PODER / HIERARQUIA
Na rotina dos professores eles respeitam regras para o exercício de suas atividades , nas quais acatam para terem uma boa convivência e ética profissional. Mesmo não concordando os professores interagem sobe o comando da equipe diretiva , cujas decisões são tomadas junto a mantenedora , as quais as vezes são discutidas também em reuniões pedagógicas. Existe e é fato a hierarquia a ser respeitada , tarefas imposições de idéias ou ponto de vistas a serem executadas pelo estatuto e regimento que norteiam as ações e inteirações dos professores dentro da escola. Mesmo assim percebo que os profissionais tem conciência das dificuldades e lutam pela democracia.

quinta-feira, novembro 02, 2006

MAX WEBER


Universidade Federal do Rio Grande do sul
Disciplina : Escola Cultura e Sociedade
Aluna : Nair Marili
Professora : Vera Corazza
Polo Alvorada


ECS – 5 MAX WEBER – Os três tipos puros de dominação legítima



Max Weber faz uma análise dos alicerces formadores das obediências humanas.
A visão simplista de conjunto de interesses perde consistência por sua própria fragilidade. Para que o poder se sustente, torna-se necessário instrumento que esteie as formas de dominação, para assim o poder ser conquistado ou mantido, que foram por ele definidas por:


Dominação Legal
Característica tipificada para empresa capitalista e ao estado moderno, onde a vontade não esta vinculada a qualquer ente, senão aquele de regra estatuída, desvinculando assim a pessoa como origem, tornando-se exclusivamente formal.
Como maior e mais recente forma de dominação, a burocracia exerce o principal papel das formas de dominação legal/formal.


Dominação Tradicional
Aquela que perdurou até a idade média, caracterizou-se por centralizar-se no indivíduo, qual conquistou sua posição através da santidade ou por descendência/patriarcal.
Esta é antagônica a Dominação Legal, visto que mesmo que existam, as regras são expressas por conveniência do senhor ou por mera tradição, daí sua nomeação.
Weber declina como estrutura mista, onde o senhor tem o direito do todo, porem em menor parte, parte de seus súditos ainda, mesmo que limitados a um determinado espaço, tem o direito a decisão. A esta ela chama de estrutura estamental, típica do período feudal, onde o rei tem o poder total, porém os feudos detinham sua autonomia.


Dominação Carismática
O poder caracteriza-se pela crença/devoção, tanto de caráter religioso quanto o de caráter de admiração, tanto intelectual quanto heróico.
O indivíduo continua como o centro da decisão, único ponto comum ao modelo de Dominação Tradicional; nele há o reconhecimento dos dotes individuais pelos admiradores, que passam a ser denominados de apóstolos, já o poder passa a estar nas mãos do Lideres.
Origem das mais significativas modificações da sociedade, a Dominação Carismática mantém o poder em seus líderes apenas alicerçado na crença de suas qualidades, quando estes não mais conservam-se, recai sobre seu guia.

Diante desta belíssima e ampla análise das representações de dominação e poder, muito pode-se ponderar, senão, vejamos:

 A sociedade contemporânea ocidental mantém muita das características acima, até em um único estado. Vê-se os escolhidos como nossos líderes(carismáticos), após sua ascensão, cairem no que Weber chamou de poder caduco, representação de descrédito perante a sociedade.
 Para manter o poder, os eleitos utilizam-se de instrumentos burocráticos (legais), para a sobrevida da dominação.

Justa a interpelação de Weber, em nossas consciências, de qual a mais adequada subordinação para com o poder de um indivíduo eleito por nós: Escolher um líder eleito ou um funcionário eleito ?!?!?!?!?

"SE VOCE NÃO FOR MELHOR QUE HOJE NO DIA DE AMANHÃ , ENTÃO PRA QUE PRECISA DO AMANHÃ" Rabbi Nahaman









A CADA DIA QUE PASSA , PERCEBO QUE ESTOU MAIS TRANQUILA COM RELAÇÃO AO USO DA TECNOLOGIA, POIS , NÃO ESTOU TENDO MUITA NECESSIDADE DE REVER OS MECANISMO E SIM APRIMORÁ-LO.

quarta-feira, novembro 01, 2006

ATIVIDADE 4 VISITANDO OS BLOGS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE
NOME: NAIR MARILI
POLO ALVORADA
PROFESSORA: VERA CORAZZA


Visitei o blog da colega Evanice Mendes e adorei tudo,pude perceber que ela está conseguindo organizar bem as atividades,colocando lindas ilustrações e realizando todos os trabalhos com bom entendimento e clareza.Fico muito feliz com esse brutal crescimento e sei que ela é capaz.
Visitei também o blog da colega Ivana Molina e achei maravilhoso,com um colorido encantador e um visual convidativo,pois mostra emoção em tudo que faz.
Também visitei o blog da colega Tatiana Gomes e vi que ela também está de parabéns pois é visível seu comprometimento em tudo que faz.